Um estudo do alinhamento entre competências técnicas e parâmetros acadêmicos de cursos de Mecatrônica em Michigan

Autores

Palavras-chave:

Alinhamento Curricular, Parâmetros Curriculares Estadunidenses, Mecatrônica, Matemática, Educação Técnica e Profissionalizante

Resumo

Este estudo analisa o alinhamento entre as Competências de Curso Perkins (PCCs) da mecatrônica e os Padrões Comuns Estaduais para Matemática (CCSSM), fornecido pelo Departamento de Educação de Michigan. A pesquisa busca avaliar a qualidade desse alinhamento em termos de demanda cognitiva e aplicabilidade, identificando padrões de alinhamento e desalinhamento. A análise revelou inconsistências no alinhamento entre as competências técnicas e os padrões matemáticos, além de destacar oportunidades perdidas de integração. O estudo conclui que o alinhamento enfraquece a integração entre currículos acadêmicos e CTE, não sendo adequado para prestação de contas.

Referências

ASCD. Unpacking standards. The Common Core Standards and the Understanding by Design® Framework. 2012.

PORTER, Andrew C. Measuring the content of instruction: uses in research and practice. Educational Researcher, v. 31, n. 7, p. 3-14, 2002.

PORTER, Andrew; MCMAKEN, Jennifer; HWANG, Jun; YANG, Rui. Common Core Standards: The new U.S. intended curriculum. Educational Researcher, 40, n. 3, p. 103-116, 2011.

Downloads

Publicado

23.10.2024

Edição

Seção

Implementação curricular em Matemática

Como Citar

DIAS, Ana Lúcia Braz. Um estudo do alinhamento entre competências técnicas e parâmetros acadêmicos de cursos de Mecatrônica em Michigan. Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, [S. l.], p. 1–7, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/fncm/article/view/730.. Acesso em: 26 mar. 2025.