Mulheres e matemática: currículos à deriva
Palavras-chave:
Currículos de Matemática, Mulheres e Meninas, Mundo do TrabalhoResumo
O presente trabalho busca produzir uma reflexão acerca das demandas atuais do mundo do trabalho para inserção cada vez maior e mais especializada de meninas e mulheres. Para isso, utiliza-se como ponto de partida a história de navegadora que opera como uma narrativa pedagógica para as práticas de mulheres na atualidade. Além disso, lança-se mão de fatos recentes que ilustram como historicamente o sexismo impediu mulheres de alcançarem determinados espaços sociais e, mais recentemente, isso tem sido combatido em diversos âmbitos, apesar do problema ainda não ter encontrado uma resolução definitiva. Por fim, a problematização proposta é sobre o que está sendo construído (e divulgado) para meninas e mulheres como performances desejáveis na atualidade.
Referências
FOUCAULT, Michel. Nascimento da Biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
NETO, Vanessa Franco. Garotas só querem somar: desenvolvimento sustentável, questões de gênero e as áreas STEM. Perspectivas da Educação Matemática, 2024 (no prelo).
POPKEWITZ, Thomas. The Alchemy of the Mathematics curriculum: inscriptions and the fabrication of the child. American Educational Research Journal, v. 41, n. 1, p. 3-34, 2004.
UNESCO. Artificial Intelligence for Sustainable Development: Challenges and Opportunities for UNESCO’s Science and Engineering Programmes. S. Schneegans (Ed.). Paris: UNESCO, 2019
UNESCO. To be smart, the digital revolution will need to be inclusive. Excerpt from the UNESCO Science Report. Paris: UNESCO, 2021.
UNESCO. UNESCO’s eforts to achieve gender equality in and through education: 2021 Highlights, 2022.
VALERO, Paola. Mathematics for all, economic growth, and the making of the citizen-worker. In: POPKEWITZ, Thomas; DIAZ, Jennifer; KIRCHGASLER, Christopher. (Ed.). A political sociology of educational knowledge: studies of exclusions and difference. New York: Routledge, 2017, p. 117-132.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.