Mulheres e matemática: currículos à deriva

Autores

Palavras-chave:

Currículos de Matemática, Mulheres e Meninas, Mundo do Trabalho

Resumo

O presente trabalho busca produzir uma reflexão acerca das demandas atuais do mundo do trabalho para inserção cada vez maior e mais especializada de meninas e mulheres. Para isso, utiliza-se como ponto de partida a história de navegadora que opera como uma narrativa pedagógica para as práticas de mulheres na atualidade. Além disso, lança-se mão de fatos recentes que ilustram como historicamente o sexismo impediu mulheres de alcançarem determinados espaços sociais e, mais recentemente, isso tem sido combatido em diversos âmbitos, apesar do problema ainda não ter encontrado uma resolução definitiva. Por fim, a problematização proposta é sobre o que está sendo construído (e divulgado) para meninas e mulheres como performances desejáveis na atualidade.

Referências

FOUCAULT, Michel. Nascimento da Biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

NETO, Vanessa Franco. Garotas só querem somar: desenvolvimento sustentável, questões de gênero e as áreas STEM. Perspectivas da Educação Matemática, 2024 (no prelo).

POPKEWITZ, Thomas. The Alchemy of the Mathematics curriculum: inscriptions and the fabrication of the child. American Educational Research Journal, v. 41, n. 1, p. 3-34, 2004.

UNESCO. Artificial Intelligence for Sustainable Development: Challenges and Opportunities for UNESCO’s Science and Engineering Programmes. S. Schneegans (Ed.). Paris: UNESCO, 2019

UNESCO. To be smart, the digital revolution will need to be inclusive. Excerpt from the UNESCO Science Report. Paris: UNESCO, 2021.

UNESCO. UNESCO’s eforts to achieve gender equality in and through education: 2021 Highlights, 2022.

VALERO, Paola. Mathematics for all, economic growth, and the making of the citizen-worker. In: POPKEWITZ, Thomas; DIAZ, Jennifer; KIRCHGASLER, Christopher. (Ed.). A political sociology of educational knowledge: studies of exclusions and difference. New York: Routledge, 2017, p. 117-132.

Downloads

Publicado

23.10.2024

Edição

Seção

Currículos de Matemática como instrumento de luta por Justiça Social

Como Citar

NETO, Vanessa Franco. Mulheres e matemática: currículos à deriva. Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, [S. l.], p. 1–5, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/fncm/article/view/731.. Acesso em: 26 mar. 2025.