Os currículos da formação inicial de professores de matemática frente às relações étnico-raciais: um olhar para o Centro-Oeste brasileiro

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação das Relações Étnico-Raciais, Currículo, Formação de Professores

Resumo

A pesquisa apresentada visou investigar a implementação da temática étnico-racial nos projetos pedagógicos de cursos presenciais de Licenciatura em Matemática das instituições de ensino superior públicas do Centro-Oeste brasileiro. Para tal propósito, foi utilizada uma abordagem qualitativa e os dados foram produzidos por meio de uma pesquisa documental com os projetos pedagógicos dos cursos das instituições estabelecidas no recorte geográfico. Ao longo do estudo, foram discutidas as questões étnico-raciais no contexto da Educação Matemática, estabelecendo um diálogo entre esses campos de pesquisa e as investigações curriculares. Os resultados indicam que quase todos os cursos de Licenciatura em Matemática da Região Centro-Oeste demarcam a necessidade de uma formação inicial docente alinhada com o estudo das relações étnico-raciais.

Referências

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LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

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Publicado

23.10.2024

Edição

Seção

Implementação curricular em Matemática

Como Citar

REIS, Washington Santos dos; NETO, Cleber Dias da Costa. Os currículos da formação inicial de professores de matemática frente às relações étnico-raciais: um olhar para o Centro-Oeste brasileiro. Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, [S. l.], p. 1–6, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/fncm/article/view/733.. Acesso em: 26 mar. 2025.