Os currículos da formação inicial de professores de matemática frente às relações étnico-raciais: um olhar para o Centro-Oeste brasileiro
Palavras-chave:
Educação Matemática, Educação das Relações Étnico-Raciais, Currículo, Formação de ProfessoresResumo
A pesquisa apresentada visou investigar a implementação da temática étnico-racial nos projetos pedagógicos de cursos presenciais de Licenciatura em Matemática das instituições de ensino superior públicas do Centro-Oeste brasileiro. Para tal propósito, foi utilizada uma abordagem qualitativa e os dados foram produzidos por meio de uma pesquisa documental com os projetos pedagógicos dos cursos das instituições estabelecidas no recorte geográfico. Ao longo do estudo, foram discutidas as questões étnico-raciais no contexto da Educação Matemática, estabelecendo um diálogo entre esses campos de pesquisa e as investigações curriculares. Os resultados indicam que quase todos os cursos de Licenciatura em Matemática da Região Centro-Oeste demarcam a necessidade de uma formação inicial docente alinhada com o estudo das relações étnico-raciais.
Referências
ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Jandaíra, 2019.
ARROYO, Miguel González. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.
GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 1, p. 98-109, jan./abr. 2012.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.