Algoritmo da Divisão e as Estratégias de Cálculos Identificadas na Aprendizagem da Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental

Autores

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Resolução de Problemas, Algoritmo da Divisão, Estratégias de Aprendizagem

Resumo

No artigo discutimos um contexto educativo que investiga o algoritmo da divisão e as estratégias de cálculo identificadas na aprendizagem da Matemática de seis estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Na modalidade de estudo de caso descritivo e interpretativo, as análises são apresentadas a partir de duas situações-problemas, uma de divisão-repartição e outra de divisão-quotição, em que os registros de cálculos são inventariados. O embasamento teórico envolve a resolução de problemas, documentos normativos, campos conceituais multiplicativos e o algoritmo da divisão de Números Naturais.  Embora não haja um "algoritmo padrão" para os casos analisados, temos como aceito o fato de existirem vários algoritmos  associados a mesma operação que possibilitam compreender diferentes significados dados a aprendizagem matemática dos estudantes.

 

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 02 — Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Como Citar

Giusti, N. M. D. R. (2024). Algoritmo da Divisão e as Estratégias de Cálculos Identificadas na Aprendizagem da Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-12. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/107