Língua materna e linguagem matemática: análise de enunciados matemáticos do Campo Aditivo à luz das habilidades de compreensão leitora
Palavras-chave:
Ensino, Língua Materna, Linguagem MatemáticaResumo
Neste texto, busca-se analisar atividades do Campo Aditivo do material curricular Caderno da Cidade Saberes e Aprendizagens de Matemática do 3º ano do Ensino Fundamental à luz de habilidades de compreensão leitora. Recorremos a uma análise qualitativa de tipologia análise documental e técnica análise de conteúdo. Dentre o referencial teórico destacam-se Bakhtin (2011), Curi (2009), Machado (2011), Marcushi (2008) e Souza & Girotto (2011). Constatamos que as orientações ao educador não trabalham algumas das habilidades de leitura, Todavia, identificamos como tais habilidades podem contribuir com a alfabetização matemática, isso porque há uma característica própria na linguagem matemática e que muitas vezes não está explícito nos enunciados na língua materna, o que requer um processo específico de leitura para entendimento das relações envolvidas.
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