Um olhar sobre a Resolução de Problemas envolvendo as Representações Semióticas no Ensino de Razão e Semelhança de Triângulos

Autores

Palavras-chave:

Resolução de problemas, Ensino-aprendizagem-avaliação, Representações semióticas, Geogebra, Semelhança de triângulos

Resumo

O artigo teve por objetivo investigar de que maneira uma sequência de atividades utilizando a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação possibilita a compreensão do conteúdo de razão e semelhança de triângulos e como ocorreriam as interações dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. Utilizamos a pesquisa qualitativa para compreender e explorar aspectos subjetivos da interação dos alunos sobre as atividades propostas. Para o desenvolvimento do trabalho, recorremos à metodologia de formação denominada de ensino-aprendizagem-avaliação através da resolução de problemas, juntamente com as representações semióticas e o Geogebra. Percebemos que essa tríade proporcionou situações de aprendizagens sobre o conteúdo discutido, ampliando as possibilidades de resolução de problemas dos alunos, bem como observar as simultaneidades das soluções algébricas e geométricas no Geogebra.

Referências

Brasil. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. (versão final). Brasília, DF.

Brandt, C. F. & Moretti, M. T. (2016). Relações entre a conceituação da estrutura do sistema de numeração decimal e as operações cognitivas de produção, tratamento e conversão com registros de representação semiótica do número: A palavra e a escrita arábica. In: C. F. BRANDT, M. T. MORETTI. ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA EDUCATIVA. (p. 204) Ponta Grossa, MT: UEPG.

CRESWELL, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. (3ª ed., p. 130) Porto Alegre: Artmed.

Duval, R. (2009) Semioses e Pensamento Humano. Registros semióticos e aprendizagens intelectuais. Tradução de L. F. L. e M. R. A. S. São Paulo - SP. Editora Livraria da Física.

Fiorentini D. & Lorenzato S. (2012). Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. (3ª ed., p. 60) Campinas. SP: Autores Associados.

Henriques, A & Almouloud, S. A. (2016). Teoria dos registros de representação semiótica em pesquisas na Educação Matemática no Ensino Superior: uma análise de superfícies e funções de duas variáveis com intervenção do software Maple. SciELO, Ciência Educação, 22(2), 465- 487.

Nunes, C. N. Noguti, F. C. H & Azevedo, E. Q. (2021). Ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática: por que através da Resolução de Problemas? Resolução de Problemas. In: L. L. R. ONUCHIC, eat. al. (Org.). RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS - Teoria e Prática. (2. ed., p. 159) Jundiaí, SP: Paco Editorial.

Onuchic, L. R. & Allevato, N. S. G. (2021). Ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática: por que através da Resolução de Problemas? Resolução de Problemas. In: L. L. R. ONUCHIC, eat. al. (Org.). RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS - Teoria e Prática. (2. ed., p. p. 37-57) Jundiaí, SP: Paco Editorial.

Ponte, J. P. Brocardo, J & Oliveira, H. (2015). Investigações Matemáticas na Sala de Aula. (3. ed.). Belo Horizonte, MG: Autêntica.

Santos, E. F. A Resolução de Problemas de Razão e Semelhança de Triângulos sob a Perspectiva das Representações Semióticas de Duval. 2023. 173 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo, SP.

Santos, E. F. (2021). O Uso do Google Meet, Software Geogebra e Google Forms na Reconfiguração do Processo do Ensino e Aprendizagem da Matemática. In: A. A. L. Terçariol, et al. (Org). O (Re) Inventar de Práticas Pedagógicas com as Tecnologias Digitais em Tempos de Pandemia. (1. ed., p. p. 229-247) Jundiaí, SP: Paco Editorial.

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 02 — Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Como Citar

Santos , . E. F. dos ., & Borelli , S. de S. . (2024). Um olhar sobre a Resolução de Problemas envolvendo as Representações Semióticas no Ensino de Razão e Semelhança de Triângulos. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/132