Um olhar sobre a Resolução de Problemas envolvendo as Representações Semióticas no Ensino de Razão e Semelhança de Triângulos
Palavras-chave:
Resolução de problemas, Ensino-aprendizagem-avaliação, Representações semióticas, Geogebra, Semelhança de triângulosResumo
O artigo teve por objetivo investigar de que maneira uma sequência de atividades utilizando a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação possibilita a compreensão do conteúdo de razão e semelhança de triângulos e como ocorreriam as interações dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. Utilizamos a pesquisa qualitativa para compreender e explorar aspectos subjetivos da interação dos alunos sobre as atividades propostas. Para o desenvolvimento do trabalho, recorremos à metodologia de formação denominada de ensino-aprendizagem-avaliação através da resolução de problemas, juntamente com as representações semióticas e o Geogebra. Percebemos que essa tríade proporcionou situações de aprendizagens sobre o conteúdo discutido, ampliando as possibilidades de resolução de problemas dos alunos, bem como observar as simultaneidades das soluções algébricas e geométricas no Geogebra.
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