Sequência Didática como estratégia de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento do Pensamento Algébrico nos anos finais do ensino fundamental

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática , Anos finais do Ensino Fundamental, Recursos didáticos, Pensamento Algébrico

Resumo

Este artigo destaca um recorte da dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Luterana do Brasil, Canoas/RS. O objetivo foi investigar atividades organizadas em uma Sequência Didática (Zabala, 1998) sobre polinômios, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A abordagem metodológica adotada foi um estudo de caso. A análise dos trabalhos dos alunos revelou que a Sequência Didática, aliada à resolução de problemas e o uso de material concreto, despertou o interesse dos alunos e promoveu o desenvolvimento de elementos característicos do pensamento algébrico (Kaput, 1999). Além disso, a organização docente influenciou positivamente aspectos sociais e emocionais dos alunos, ressaltando a importância da integração de diferentes estratégias no ensino de Matemática.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 02 — Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Como Citar

Silva, F. A. M. da, & Groenwald, C. L. O. (2024). Sequência Didática como estratégia de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento do Pensamento Algébrico nos anos finais do ensino fundamental. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/137