A explicitação da correspondência um para muitos na resolução de problemas de proporção simples por estudantes do ensino fundamental

Autores

Palavras-chave:

Correspondência um para muitos, Problemas de proporção simples, Estudantes do Ensino Fundamental

Resumo

A correspondência um para muitos é um dos princípios necessários para a resolução de problemas de estrutura multiplicativa. Porém, sua compreensão é um desafio para crianças. O estudo examinou o efeito da explicitação dessa correspondência na resolução de problemas de proporção simples. Estudantes do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental resolveram quatro problemas em que a correspondência um para muitos era explicitamente mencionada no enunciado e quatro problemas em que essa correspondência estava implícita. Nos três anos escolares o desempenho foi significativamente melhor na condição explícita do que na implícita. A conclusão foi que a explicitação da correspondência um para muitos é um fator facilitador na resolução de problemas de proporção simples. Implicações educacionais deste estudo são discutidas.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 09 — Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática

Como Citar

Sousa, M. R. de, & Spinillo, A. G. (2024). A explicitação da correspondência um para muitos na resolução de problemas de proporção simples por estudantes do ensino fundamental. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-8. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/139