O pensamento crítico projetado para a Educação Matemática no Referencial Curricular do Paraná (2018)

Autores

Palavras-chave:

Criticidade, Educação Matemática, Emancipação, Formação

Resumo

Este texto tem como objetivo geral a construção dos sentidos produzidos a respeito da formação do pensamento crítico dos indivíduos na Educação Matemática inserida no Referencial Curricular do Paraná (RCP) de 2018. Visando atingir o objetivo proposto, utilizamos como referencial teórico e metodológico a Análise de Discurso no viés de Orlandi (2012, 2017). A pesquisa faz um cerco em torno do pensamento crítico oriundo da Escola de Frankfurt e das suas atribuições recentes no cenário brasileiro através de Paulo Freire (1994, 2002). Este movimento possibilita uma análise do RCP que revela, também, o esvaziamento do pensamento crítico como adjetivo e o lugar da Matemática como antagônico as noções de autonomia e criticidade.

Referências

ALVES, N. (2013) Currículo e pesquisas com os cotidianos. In: Ferraço, C. E.; CARVALHO, J. M. Currículos, pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. Vitória: Nupec.

Adorno, T. W. & Horkheimer, M. (1997) Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Freire, P. (2002) Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra.

Freire, P. (1994) Pedagogia do Oprimido. 23. ed. São Paulo: Paz e Terra.

Gadotti, M. (1996) Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire; Brasília: UNES-CO.

Orlandi, E. P. (2012) Análise de discurso: princípios & procedimentos. Campinas: Pontes.

Orlandi, E. P. (2017) Discurso em análise: sujeito, sentido, ideologia. 3. ed. Campinas: Pontes.

Paraná. (2018) Secretaria de Estado da Educação. Deliberação nº 03/2018. Curitiba, 2018. Disponível em: http://www.referencialcurriculardoparana.pr.gov.br/#. Acesso em: 21/06/2022. PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Referencial Curricular do Paraná. Curitiba.

Wiggershaus, R. (2002) A Escola de Frankfurt: história, desenvolvimento teórico, significação política. Difel.

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 03 — Currículo e Educação Matemática

Como Citar

Martini, L., & Godoy, E. V. (2024). O pensamento crítico projetado para a Educação Matemática no Referencial Curricular do Paraná (2018). Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-14. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/141