Conjuntos numéricos: uma análise dos conhecimentos didático- matemáticos de licenciandos em Matemática

Autores

Palavras-chave:

Conhecimento didático-matemático, Números racionais, Formação inicial de professores

Resumo

A Teoria Elementar de Números é uma das disciplinas que apresenta conceitos básicos que os futuros professores necessitam para ensinar Matemática na Educação Básica. De modo geral é uma disciplina que os alunos apresentam dificuldades, principalmente com os conceitos relacionados aos números racionais envolvendo os diferentes significados e representações. Nesse trabalho apresentamos resultados parciais de uma investigação sobre os conhecimentos didático-matemáticos dos licenciandos a respeito desses conceitos. Para tanto, foram aplicadas atividades a uma turma de licenciandos. Os dados foram obtidos a partir das respostas dos alunos e das discussões estabelecidas em sala de aula. A análise qualitativa foi realizada de acordo com a categoria epistêmica e indicadores pré-estabelecidos. Pode-se inferir que os alunos apresentam fragilidades no conhecimento matemático, nas argumentações e na criatividade de estratégias para criar e solucionar uma situação-problema.

Referências

Aqui estão as referências formatadas em estilo APA:

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 04 — Educação Matemática no Ensino Superior

Como Citar

Carpes, P. P. G. ., & Bisognin, E. (2024). Conjuntos numéricos: uma análise dos conhecimentos didático- matemáticos de licenciandos em Matemática. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-13. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/143