Resultados de planejamento pautado no Desenho Universal para Aprendizagem: recomendações para a construção de jogos na perspectiva do Desenho Universal

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Matemática, Educação Infantil, Ensino Fundamental , Anos Iniciais, Desenho Universal para Aprendizagem

Resumo

Este estudo propõe recomendações para a práxis docente, em abordagem inclusiva, na construção de jogos matemáticos tendo o Desenho Universal para Aprendizagem como abordagem metodológica. Para isso, analisa duas pesquisas, uma aplicada na Educação Infantil e outra, no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, as quais indicam que os jogos construídos na perspectiva do Desenho Universal promovem aprendizagem ativa e habilidades matemáticas. Foi possível verificar que, ao redesenhar jogos para torná-los acessíveis a todos os estudantes, incluindo aqueles com deficiência visual ou auditiva, se reforçou o compromisso com a inclusão escolar. Com isso, as recomendações fornecem orientações para os educadores criarem ambientes de aprendizagem equitativos, estimulando o desenvolvimento integral dos educandos.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 13 — Diferença, Inclusão e Educação Matemática

Como Citar

Teixeira Góes, A. R., Rinaldi Cassano, A., & Lannes Muzzio, A. (2024). Resultados de planejamento pautado no Desenho Universal para Aprendizagem: recomendações para a construção de jogos na perspectiva do Desenho Universal. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-13. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/145