Explorações didáticas transdisciplinares no Ensino Médio: articulando Educação Estatística e Educação Financeira na abordagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Palavras-chave:
Educação Estatística, Educação Financeira, Transdisciplinaridade, Sustentabilidade, ODSResumo
O Brasil vive uma ampla reforma curricular, no contexto pós BNCC (Base Nacional Comum Curricular). O estudo de Probabilidade e Estatística foi ampliado e aprofundado, e a Educação Financeira foi oficialmente introduzida. Em termos de metodologias de ensino, a abordagem por meio de projetos se destaca, articulada a temas de relevância socioeconômica e ambiental, como os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), propostos pela ONU na Agenda 2030. Nessa pesquisa, já concluída, entrevistamos 99 estudantes do Ensino Médio, com o objetivo de melhor compreender sua percepção sobre tais mudanças curriculares. Embora considerem a importância cotidiana da Educação Financeira, não acreditam que a escola seja a instituição mais adequada para orientá-los, mas reconhecem a importância de mobilizar recursos estatísticos e probabilísticos para compreender os desafios globais representados pelos ODS, bem como buscar possíveis soluções para eles.
Referências
Batanero, C. & Díaz, C. (2011). Estadística con proyectos. Granada: Universidad de Granada.
Ben-Zvi, D. & Garfield, J. B. (Ed.). (2004). The challenge of developing statistical literacy, reasoning and thinking (pp. 3-16). Dordrecht: Kluwer.
Brasil. (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base: Ensino Médio. Brasília, DF.
Brasil. (2019a). Ministério da Educação. Referenciais Curriculares para a Elaboração de Itinerários Formativos. Brasília, DF.
Brasil. (2019b). Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Contexto Histórico e Pressupostos Pedagógicos. Brasília, DF.
Cazorla, I. M. & Giordano, C. C. (2021). O papel do letramento estatístico na implementação dos Temas Contemporâneos Transversais da BNCC. In: C. Monteiro & L. Carvalho (Org.), Temas emergentes em Letramento Estatístico. Recife, PE: UFPE.
Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed). Frente Currículo e Novo Ensino Médio. (2020). Coletânea de materiais. Recomendações e orientações para elaboração e arquitetura curricular dos itinerários formativos. Brasília, DF.
Cobb, G. W. & Moore, D. (1997). Mathematics, Statistics, and Teaching. The American Mathematical Monthly, 104, 801-823.
Creswell, J. W. & Creswell, J. D. (2021). Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto (5. ed.). Porto Alegre: Penso.
Fazenda, I. C. A. (2002). Construindo aspectos teórico-metodológicos da pesquisa sobre interdisciplinaridade. In: I. C. A. Fazenda (Org.) Dicionário em construção: interdisciplinaridade. (2. ed., pp. 11-29), São Paulo: Cortez.
Fazenda, I. C. A. (2011). Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro. São Paulo, SP: Loyola.
Gal, I. (2019). Understanding statistical literacy: About knowledge of contexts and models. In: J. M. Contreras, M. M. Gea, M. M. López-Martín & E. Molina-Portillo (Ed.). Actas del Tercer Congreso International Virtual de Educación Estadística (pp. 1-15). Granada, España.
Giordano, C. C.; Araújo, J. R. A. & Coutinho, C. Q. S. (2019). Educação estatística e a base nacional comum curricular: o incentivo aos projetos. Revista Eletrônica de Educação Matemática, 14, 1-20.
Giordano, C. C.; Assis, M. R. S. & Coutinho, C. Q. S. (2019). A Educação Financeira e a Base Nacional Comum Curricular. EM TEIA: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, 10(3), 1-20.
Giordano, C.; Lima, R. F. & Silva, A. W. (2021). Literacia estatística, probabilística e financeira: caminhos que se cruzam. REnCiMa: Revista de Ensino de Ciéncias e Matemática, 12(6), 1-26.
Kistemann Jr, M. A.; Giordano, C. C. & Damasceno, A. V. C. (2022). Cenários para entender o Novo Ensino Médio no contexto da Matemática e da Educação Financeira Escolar. EM TEIA: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, 13(3), 261-289.
Lima, O. S.; Lima, R. F.; Silva, A. W. J. & Giordano, C. C. (2022). Desafios na formação de professores que ensinam estocástica, no contexto da reforma curricular pós-BNCC. In: Proceedings of the 11th International Conference on Teaching Statistics (pp. 1-6). Rosario, Argentina.
ONU. Assembleia Geral das Nações Unidas. (2015). Transforming our world: The 2030 Agenda for sustainable development. https://sdgs.un.org/2030agenda
Pereira, F. A.; Gautério, T. S.; Cavalcante, H. C. & Giordano, C. C. (2022). Exploring interdisciplinarity in Project Based Learning: choosing the research theme. Proceedings of the 11th International Conference on Teaching Statistics (pp. 1-4). Rosario, Argentina.
Porciúncula, M. (2022). Letramento Multimídia Estatístico - LeME: Projetos de Aprendizagem Estatísticos na Educação Básica e Superior. Curitiba: Appris.
Santo, C. F. A. E.; Giordano, C. C.; Almouloud, S. A. & Nunes, J. M. V. (2022). O conhecimento tecnológico e pedagógico de conteúdo e os desafios para a Educação Financeira e Educação Fiscal. EM TEIA: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, 13(3), 150-177.
São Paulo. (2020). Currículo Paulista: Ensino Médio. São Paulo, SP: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
São Paulo. (2022). Matemática Conectada: Mappa - Material de Apoio ao Planejamento e Práticas de Aprofundamento. São Paulo, SP: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Smole, K. S. & Diniz, M. I. (2020). Ser Protagonista: Matemática e suas tecnologias: álgebra e Educação Financeira. São Paulo, SP: SM Educação.
Vásquez, C.; Alsina, Á.; Seckel, M. J. & García-Alonso, I. (2023). Integrating sustainability in mathematics education and statistics education: A systematic review. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 19(11), 1-16.
Watson, J. M. (1997). Assessing statistical thinking using the media. In: I. Gal & J. B. Garfield (Ed.). The Assessment Challenge in Statistics Education (pp. 107-121). Amsterdam: IOS Press.
Watson, J. (2005). The probabilistic reasoning of middle school students. In: Jones, G. A. (Ed.) Exploring probability in school: Challenges for teaching and learning (pp. 145-169). Boston, MA: Springer.
WWF. Pegada Ecológica. (2024). Extraído de: https://www.wwf.org.br/nosso_trabalho/pegada_ecologica/
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.