Possibilidades do trabalho docente insubordinado para viabilização da criticidade no ensino da matemática financeira: uma proposta para o ensino superior

Autores

Palavras-chave:

Correção Monetária, Educação Matemática Crítica, Inflação, Insubordinação Criativa

Resumo

O objetivo do artigo é discutir uma proposta de sequência didática para o ensino de conceitos matemático-financeiros relacionados com o Fator de Acumulação do Capital. A estratégia está fundamentada na articulação de pressupostos teóricos da Insubordinação Criativa com a Educação Matemática Crítica. Desse modo, os conteúdos apresentados são explorados em sintonia com fenômenos econômicos próximos da realidade dos estudantes, mas que não recebem a devida atenção no processo de ensino-aprendizagem da Matemática Financeira. Assim, questões como: inflação, poder de compra, greve e luta sindical são tratadas como contextos críticos de discussão e aprendizagem financeira. Para além do desenvolvimento das habilidades matemáticas, espera-se que a proposta contribua para a promoção de uma postura estudantil crítica perante as relações socioeconômicas contemporâneas.

Referências

Assaf Neto, A. (2012). Matemática Financeira e suas aplicações. 12ª ed. São Paulo: Atlas.

Araújo, J. L., Pinto, M. M. F., Luz, C. R., & Ribeiro, A. R. (2008). Efemeridade dos cenários para investigação em um episódio de sala de aula de Matemática com tecnologias. Zetetiké, 16 (29). Campinas: UNICAMP, 2008, p. 7-40.

Barbosa, J, G., & Lopes, C. E.. (2020). Insubordinação criativa como parte do legado científico de Beatriz Silva D’Ambrosio. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, v. 5, n. 13,

p. 261-276, 2020

Campos, C. R., Perin, A. P., & Pita, A. P. G. (2024). Educação estatística crítica: diálogos, competências e insubordinação criativa. São Paulo: Akademy.

D’Ambrosio, B. S., & Lopes, C. E. (2015). Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático. Bolema, Rio Claro (SP), v. 29, n. 51, p. 1-17.

Faro, C. (2006). Fundamentos da Matemática Financeira: uma introdução ao cálculo financeiro e à análise de investimento de risco. São Paulo: Saraiva, 2006.

Freire, P. (1996). Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Giordano, C. C., Assis, M. R. S., & Coutinho, C. Q. S. (2019). A Educação Financeira e a Base Nacional Comum Curricular. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, v. 10, n. 3.

Hazzan, S., & Pompeo, J. N. (2007). Matemática Financeira. 6ª ed. São Paulo: Saraiva.

Maciel, D. B. M., Kistemann, M. A., & Giordano, C. C. (2024). Caminhos para o letramento financeiro no ensino superior: insubordinação e criatividade. Revista Educação Matemática em Foco, v. 12, n.1, p 1-14.

Mankiw, N. G. (2017). Princípios de Macroeconomia. São Paulo: Cengage Learning.

Martins, I. A. M. (2016). Utilização de práticas pedagógicas diferenciadas no ensino de Matemática Financeira: um estudo de caso no Instituto Maranhense de Ensino e Cultura – IMEC. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação de Ciências Exatas) - Centro Universitário UNIVATES, Maranhão, Lajeado.

Skovsmose, O. (2001). Educação matemática crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001.

Skovsmose, O. (2007). Educação Crítica: Incerteza, Matemática, Responsabilidade. São Paulo: Cortez, 2007.

Von Zuben, N. A. (2003). Formação de professores da incerteza à compreensão. In: Bicudo, M.

A. V. (Org.). Formação de professores? Da incerteza à compreensão. Bauru: EDUSC, p. 409- 426.

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 04 — Educação Matemática no Ensino Superior

Como Citar

Maciel , D. B. de M. ., & Campos, C. R. . (2024). Possibilidades do trabalho docente insubordinado para viabilização da criticidade no ensino da matemática financeira: uma proposta para o ensino superior. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-14. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/151