Atividades com Indícios do Pensamento Geométrico presentes no material curricular do Ciclo de Alfabetização da Rede Municipal de São Paulo
Palavras-chave:
Ciclo de Alfabetização, Desenvolvimento do Pensamento Geométrico, Materiais CurricularesResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar contribuições para o Ensino de Geometria, com uma investigação pautada no Material Curricular do Ciclo de Alfabetização da Rede Municipal de São Paulo (caderno do professor). O foco é evidenciar o que o material revela em relação ao Desenvolvimento do Pensamento Geométrico, para essa etapa escolar. A investigação é caracterizada como de natureza qualitativa, instrumentalizando-se pela análise documental. Debatemos, em nossos resultados, as figuras geométricas sob a ótica de pesquisadores como Van Hiele (1986) e Curi (2021), evidenciando que as atividades presentes no material curricular possibilitam o desenvolvimento do Pensamento Geométrico ao longo da escolarização. Os resultados da pesquisa apontam ainda, que o material propõe a ampliação e progressão dos conhecimentos geométricos.
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