Número Racional no Princípio da Escolarização

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Palavras-chave:

Número Racional, Fração, Anos Iniciais, Mediação, Ações Mentais

Resumo

Este trabalho traz resultados da pesquisa iniciada em 2021 sobre possibilidades da construção de ideias da unidade racional no princípio da escolarização. A motivação surgiu pela complexidade do tema e sua dificuldade recorrente na escola básica e para além dela. O apoio teórico está na discussão das ações mentais necessárias para tal construção, na reflexão sobre a aprendizagem significativa e nos registros envolvidos nas representações dos números racionais, em especial, na notação fracionária. Utilizou-se metodologia exploratória baseada em ambientes investigativos de aprendizagem com o objetivo de iniciar a ideia de número racional de forma desafiadora, lúdica e significativa no início da escolaridade. Os resultados mostram que a exploração dessa ideia é possível antes do ensino formal de frações.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 01 — Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Como Citar

Abrahão, A. M. C., Mandarino , S. P. F. ., & Arantes, S. A. da C. . (2024). Número Racional no Princípio da Escolarização. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/157