Educação matemática inclusiva proporcionada pela modelagem matemática: evidências do Desenho Universal para Aprendizagem
Palavras-chave:
Educação Matemática, Desenho Universal para Aprendizagem, Modelagem Matemática, Aprendizagem Matemática, Educação BásicaResumo
O estudo evidencia a presença do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) em prática de modelagem matemática. A pesquisa, de abordagem qualitativa e realizada por meio da intervenção pedagógica, permitiu uma análise contínua do processo de aprendizagem. Os participantes foram estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais. A modelagem matemática não foca apenas nos resultados algébricos, mas também nos geométricos, ao propor que os estudantes elaborem modelos de locais da escola que não conheciam após o retorno gradativo devido à pandemia de Covid-19. Os resultados destacam a integração do DUA em todas as etapas da modelagem matemática, respeitando as habilidades e estilos de aprendizagem dos estudantes, aspectos primordiais para uma educação matemática inclusiva.
Referências
ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. (2015). NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro. 148p.
Biembengut, M. S. & Hein, N. (2019). Modelagem matemática no ensino. (5. ed.). São Paulo, SP: Contexto.
Burak, D. (1992). Modelagem Matemática: Ações e Interações no processo de ensino-aprendizagem. 1992. 460f. Tese. (Tese em Educação). Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP.
CAST. Center for Applied Special Technology. (2018). Universal Design for Learning Guidelines version 2.2. Disponível em: http://udlguidelines.cast.org.
Coelho, J. R. D. & Góes, A. R. T. (2021). Geometria e Desenho Universal para Aprendizagem: uma revisão bibliográfica na Educação Matemática Inclusiva. Educação Matemática Debate, 5(11), 1-26.
Damiani, M. F.; Rochefort, R. S.; Castro, R. F. de.; Dariz, M. R. & Pinheiro, S. S. (2013). Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, (45), 57-67.
Góes, A. R. T. & Costa, P. K. A. da (2022). Do Desenho Universal ao Desenho Universal para Aprendizagem. In: A. R. T. Góes. & P. K. A. da Costa. (Orgs.). Desenho Universal e Desenho Universal Para Aprendizagem: Fundamentos, Práticas e Propostas para Educação Inclusiva. (1. ed., pp. 25-33). Curitiba-PR: Pedro & João Editores.
Góes, A. R. T. & Góes, H. C. (2023). Ensino da matemática: concepções, metodologias, tendências. (2. ed.). Curitiba, PR: Editora Intersaberes.
Lüdke, M.; André, M. E. D. (2018). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. (2. ed.). Rio de Janeiro, RJ: E.P.U.
Nogueira, C. M I. Educação Matemática Inclusiva: do que, de quem e para quem fala? In: Martensen, A. M.; Kallef, R.; Pereira, P. C. (Org.) Educação Matemática: diferentes olhares e práticas. Curitiba: Appris, 2020. p. 109-132.
Paraná. Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná. (2021). Currículo da Rede Estadual Paranaense: Matemática. Curitiba, PR.
Sebastián-Heredero, E. (2020). Diretrizes para o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Revista Brasileira de Educação Especial, 26(4), 733-768.
Vallilo, S. A. Ma.; Silva, L. E. da. & Martins, E. R. (2022). Linguagem e Conexões no Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 19(Ed. Esp.), 1-21.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.