Representatividade ou invisibilização? constituição de pessoas com deficiência em livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental

Autores

Palavras-chave:

Livros Didáticos de Matemática, Pessoas com Deficiência, Análise do Discurso

Resumo

Buscamos neste estudo, desvelar as possíveis formas de representação de vozes e perspectivas no discurso presente nos livros didáticos. Para a composição do corpus, utilizamos a coleção “A Conquista da Matemática”, destinada ao Ensino Fundamental 2. Para a análise, nos apoiamos no referencial teórico-metodológico de Foucault, especificamente na construção de enunciados. O estudo nos revela que a representação de pessoas com deficiências nesses livros é muitas vezes limitada e estereotipada, focando principalmente em pessoas cadeirantes e deficientes visuais, (cego/baixa visão) enquanto outras deficiências são negligenciadas.  A falta de conexão entre as imagens e as atividades propostas nos chamam atenção, sugerindo uma pseudo-integração das pessoas com deficiências ao contexto pedagógico e social.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 03 — Currículo e Educação Matemática

Como Citar

Alves, T. da S. ., Santos, J. W. dos ., & Miola, A. F. de S. . (2024). Representatividade ou invisibilização? constituição de pessoas com deficiência em livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/162