Representatividade ou invisibilização? constituição de pessoas com deficiência em livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental
Palavras-chave:
Livros Didáticos de Matemática, Pessoas com Deficiência, Análise do DiscursoResumo
Buscamos neste estudo, desvelar as possíveis formas de representação de vozes e perspectivas no discurso presente nos livros didáticos. Para a composição do corpus, utilizamos a coleção “A Conquista da Matemática”, destinada ao Ensino Fundamental 2. Para a análise, nos apoiamos no referencial teórico-metodológico de Foucault, especificamente na construção de enunciados. O estudo nos revela que a representação de pessoas com deficiências nesses livros é muitas vezes limitada e estereotipada, focando principalmente em pessoas cadeirantes e deficientes visuais, (cego/baixa visão) enquanto outras deficiências são negligenciadas. A falta de conexão entre as imagens e as atividades propostas nos chamam atenção, sugerindo uma pseudo-integração das pessoas com deficiências ao contexto pedagógico e social.
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