O ensino da Estatística e da Probabilidade nos Cursos de Licenciatura em Matemática das universidades públicas federais no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Cursos de Licenciatura em Matemática, Ensino de Estatística e Probabilidade, Educação Estatística, Universidades Públicas do Brasil

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa, que analisou a oferta e as ementas das disciplinas de Estatística, Probabilidade e Educação Estatística em 131 cursos presenciais de Licenciatura em Matemática das Universidades Federais. Foram analisados os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) e as ementas das disciplinas relacionadas. Dos cursos encontrados, 87 publicaram seus PPC nos sites institucionais. A disciplina de Educação Estatística foi encontrada em apenas 36% dos cursos. Pelas ementas, foi possível analisar os conteúdos sendo trabalhados na formação de professores de Matemática, verificando se estas atendem ou não as demandas dos documentos oficiais. Elaborou-se um contraponto entre o que é ensinado nas Universidades e o que os professores necessitam saber no cotidiano escolar.

Referências

Batanero, C. (2001). Didáctica de la Estadística. Granada: Universidad de Granada.

Batanero, C.; Ottaviani, M. & Truran, J. (2000). Investigación en educación estadística: Algumas cuestones prioritátias. Satistical Education Research Newsletter, 1(2), 1-31.

Brasil. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF.

Brasil. Ministério da Educação. (2000). Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (PCN). Brasília, DF.

Brasil. . Ministério da Educação. (2002). Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores da Educação Básica. Brasília, DF.

Brasil. . Ministério da Educação. (2015). Diretrizes Curriculares Nacionais. Brasília, DF

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. (2018). Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília, DF.

Brasil. (2019). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica. Brasília, DF.

Cazorla, I. M. (2002). A relação entre a habilidade viso-pictórica e o domínio de conceitos estatísticos na leitura de gráficos.2002. 335f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP.

Costa Júnior, J. R. & Monteiro, C. E. (2021). O Papel do Diálogo na Promoção do Letramento Estatístico entre Licenciandos em Matemática. In: Anais do VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (pp. 2512-2525). Uberlândia, MG.

Gal, I. (2002). Adults' statistical literacy: Meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, 70(1), 1-25.

ISI. (2023). Insternational Statistical Institute. isi-web.org

Junqueira, S. & Manrique, A. (2015). Reformas Curriculares em cursos de Licenciatura em Matemática: intenções necessárias e insuficientes. Ciência & Educação, 21(3), 623–635.

Lopes, C. E.; Coutinho, C. & Almouloud, S. A. (2010). Estudos e Reflexões em Educação Estatística. Campinas, SP, Brasil: Mercado de Letras.

Lopes, C. E.; Santos, S. S.; Barbosa, G. C. & Scarlassari, N. T. (2023). Um histórico da produção científica brasileira em Educação Estatística. In: C Giordano & M. Kistemann Jr. História da Educação Estatística Brasileira pesquisa e pesquisadores (v. 2, pp. 15-42). São Paulo, SP: Akademy.

Miranda, G. J.; Carrazana, X. E.; Pereira, J. M.; Araújo, T. S. & Silva, T. L. (2017). Relación entre los problemas del proceso de enseñanza y las fases del ciclo de vida de los docentes. Ensino Em Re-Vista, 24(02), 408-430.

Nunes, L. N. & Almeida, L. P. (2021). Qual a Atitude dos Futuros Professores de Matemática Frente à Estatística? In: Anais do VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (pp. 2542-2555). Uberlândia, MG.

Ody, M. C. (2019). Desenvolvimento e Perspectivas da Educação Estatística: Narrativas de Educadores Estatísticos no Contexto Ibero-Americano. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS.

Ottaviani, M. & Batanero, C. (1999). The role of the IASE in developing statistical education. In: 6th Islamic Countries Conference on Statistical Sciences Proceedings (pp. 171-186). Lahore, Pakistan.

Pietropaolo, R. C.; Silva, A. d. & Mateus, M. A. (2018). Conhecimentos de Professores para o Ensino de Noções Concertantes à Estatística na Educação Básica. In: Anais do VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (pp. 1-6). Foz do Iguaçu, PR.

Porciúncula, M. & Batisti, I. (2023). Estado do conhecimento acerca da educação Estatística no contexto da Educação Infantil. Ensino Em Re-Vista, 30(4), 1-28.

Schreiber, K. & Porciúncula, M. (2018). Mapeamento de Pesquisa sobre Educação estatística na Biblioteca Digital Brasileira de Tese e Dissertações: um olhar para a Formação de Professores. In: Anais do VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (pp. 1-6). Foz do Iguaçu, PR.

Vere-Jones, D. (1995). The Coming of Age of Statistical Education. International Statistical Review, 63(1), 3-23.

Viali, L. (2008). O Ensino de Estatística e Probabilidade nos cursos de Licenciatura em Matemática. In: Anais do XVIII Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística. Águas de Lindóia, SP.

Viali, L.; Ody, M.; Ballejo, C. & Braga, E. (2023). Brazilian research in statistics, probability and combinatorics education: a look at theses. Statistics Education Research Journal SERJ, 22(3), 1-20.

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 12 — Educação Estatística

Como Citar

Tolio, F. B. ., & Viali, L. (2024). O ensino da Estatística e da Probabilidade nos Cursos de Licenciatura em Matemática das universidades públicas federais no Brasil. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-14. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/163