Por duas críticas à (in)justiça curricular institucionalizada na Educação Matemática brasileira

Autores

Palavras-chave:

Injustiça Curricular, Teoria Crítica da Sociedade, Currículo de Matemática, Crítica Reconstrutiva, Teorias da Justiça

Resumo

O presente texto tem por objetivo apresentar uma pesquisa de doutoramento em desenvolvimento que objetiva apresentar dois ensaios que materializam posições críticas frente às injustiças curriculares observadas nos tempos hodiernos no movimento da Educação Matemática enquanto área de pesquisa. Para tanto, em termos de uma abordagem metodológica, nos valemos da crítica reconstrutiva de Jürgen Habermas enquanto crítica imanente para oferecer um estilo ensaístico às produções que objetivamos apresentar. Para tanto, partindo de uma compreensão de injustiça curricular, tomamos duas teorias de Justiça Social alinhadas à Teoria Crítica da Sociedade para balizar as análises mobilizadas nos ensaios. Apresentamos, em linhas gerais, as propostas dos ensaios de forma a materializar as intenções da pesquisa de doutoramento ora apresentada.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 03 — Currículo e Educação Matemática

Como Citar

Taveira, F. A. L., & Peralta, D. A. (2024). Por duas críticas à (in)justiça curricular institucionalizada na Educação Matemática brasileira. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-11. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/164