Graduandos de Pedagogia como produtores de conhecimento: a pesquisa como articuladora da estatística e da educação financeira escolar

Autores

Palavras-chave:

Educação estatística, Pesquisa, Educação financeira escolar, Anos iniciais, Interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo investigou a apropriação de conceitos estatísticos associados à educação financeira escolar por graduandos de Pedagogia, a partir de uma pesquisa interdisciplinar. Uma pesquisa participativa foi realizada com uma turma de 36 estudantes do 3º período da Universidade Federal de Pernambuco. Para tal, os estudantes vivenciaram todas as fases de um ciclo investigativo. Os resultados evidenciaram a apropriação de conceitos de forma interdisciplinar em um contexto autêntico, estimulando a argumentação oral e reflexões críticas, a partir da vivência didática inovadora. Os estudantes aprenderam a realizar pesquisas estatísticas e como proporcionar reflexões sobre consumo e consumismo de forma articulada, o que lhes permitirá futuras práticas pedagógicas que incentivem os alunos a se tornarem produtores de conhecimento.

 

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 01 — Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Como Citar

Silva, I. C. B. da ., & Guimarães, G. L. . (2024). Graduandos de Pedagogia como produtores de conhecimento: a pesquisa como articuladora da estatística e da educação financeira escolar. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/165