O Ensino da Matemática a partir do Cotidiano da Educação de Jovens e Adultos

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Porcentagem, Paulo Freire, D’Ambrosio

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida com estudantes da Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública municipal situada na cidade de São Gonçalo/RJ. É fruto de estudos realizados no Grupo de Pesquisa em Educação de Jovens, Adultos e Idosos (GPEJA/UFF). O objetivo foi investigar as contribuições das práticas pedagógicas pautadas no referencial teórico de Paulo Freire e D'Ambrosio na aprendizagem do conceito de porcentagem na EJA. Foi realizada na perspectiva de pesquisa participante, que trouxe o envolvimento entre pesquisador e o  pesquisado. Quanto aos resultados percebeu-se que os referenciais de D'Ambrosio e Paulo Freire, são pertinentes ao ensino do conteúdo de porcentagem, considerando que os alunos foram partícipes de um processo de ensino que resultou em sua aprendizagem no conteúdo trabalhado.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 16 — Educação Matemática com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas

Como Citar

Oliveira, M. L. de . (2024). O Ensino da Matemática a partir do Cotidiano da Educação de Jovens e Adultos. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-8. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/167