Estudantes do 5º ano Resolvendo Expressões numéricas: Conversão e Tratamento a partir de situações mistas
Palavras-chave:
Expressões numéricas, Conversão, Tratamento, Situações mistasResumo
Esse artigo, baseado nas Teorias dos Campos Conceituais e dos Registros de Representação Semióticas, tem como objetivo analisar o desempenho de estudantes na conversão de situações mistas para os algoritmos (intermediária) e para as Expressões Numéricas (de chegada). Por meio de uma metodologia de pesquisa quantitativa, foi aplicado um teste de cinco questões com 30 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Constatou-se a influência do número de operações envolvidas no problema, bem como da presença do sinal de associação. Destaca-se que as diferentes classificações presentes nos problemas mistos não parecem indicar dificuldades na sua resolução. Acredita-se que as situações mistas analisadas favoreceram o desempenho dos estudantes na apresentação de Expressão Numérica, especialmente quando não envolvia o sinal de associação.
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