Conhecimentos especializados de professores de Matemática para o ensino de equações diferenciais ordinárias de variáveis separáveis na Engenharia Civil a partir de um problema de Transferência de Calor

Autores

Palavras-chave:

Equações diferenciais ordinárias de variáveis separáveis, Transferência de calor, Modelo MTSK, Engenharia Civil

Resumo

Neste artigo, tendo por base o modelo MTSK, são analisados os conhecimentos especializados que um professor de Matemática precisa desenvolver ou mobilizar para elaborar e implementar um problema objetivando ensinar equações diferenciais ordinárias (EDO) de variáveis separáveis em cursos de Engenharia Civil. Parte-se de um contexto relacionado à Transferência de Calor por condução unidimensional e regime estacionário em uma parede plana. Sob a perspectiva da Análise de Conteúdo, para alcançar o objetivo visado, analisa-se o percurso de construção do problema. Observa-se que muitos dos conhecimentos independem do tipo de EDO, do contexto extramatemático e da habilitação de Engenharia enfocada. Idealmente, deveriam ser construídos e mobilizados por qualquer professor de Matemática que objetiva ensinar EDO na Engenharia.

Referências

Artigue, M. (1992). Functions from an algebric and graphic point of view: cognitive difficulties and teaching practices. In: G. Harel & E. Dubinsky (Eds.). The concept of function: aspects of epistemology and pedagogy. (pp. 109-132). Cambridge: Cambridge University Press.

Artigue, M. (2009). Didactical design in Mathematics Education. In: C. Winslow (Ed.). Nordic Research in Mathematics Education: Proceedings from NORMA08 in Copenhagen. (pp. 7-16). Rotterdam: Sense Publishers.

Bardin, L. (2001). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Bianchini, B. L., Lima, G. L. & Gomes, E. (2019). Formação de Professor: reflexões da educação matemática no ensino superior. Educação & Realidade, 44(1), 01-22.

Boyce, W. E. & Diprima, R. C. (2015) Equações Diferenciais Elementares e Problemas de Valores de Contorno. (10. ed.). Rio de Janeiro, RJ: LTC.

Camarena, P. (2013). A treinta anõs de la teoria educativa “Matemática en el Contexto de las Ciencias”. Inovación Educativa, 13(62), 17-44.

Camarena, P. (2017). Didáctica de la matemática en contexto. Educação Matemática Pesquisa, 19(2), 01-26.

Camarena, P. (2021). Teoría de la matemática en el contexto de las ciências. Santiago del Estero: EDUNSE.

Camarena, P. & González, L. G. (2001). Contextualización de las series en ingeniería. Científica: The Mexican Journal of Electromechanical Engineering, 5(4), 201-206.

Carrillo, J., Climent, N., Montes, M., Contreras, L. C., Flores-Medrano, E., Escudero-Ávila, D. & Muñoz-Catalán, M. C. (2018). The mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) model. Research in Mathematics Education, 20(3), 236-253.

Climent, N. (2023). Construcción de conocimiento especializado en la formación de profesorado. In: R. Delgado-Rebolledo & D. Zakaryan, D. (eds.). Actas del VI Congreso Iberoamericano sobre Conocimiento Especializado del Profesor de Matemáticas. (pp. 9–19). Valparaiso: Pontificia Universidad Católica de Valparaíso.

Cunha, M. I., Bolzan, D. P. V. & Isaia, S. M. A. (2021). Professor da Educação Superior. In: M. C. Morosini (Org.). Enciclopédia Brasileira de Educação Superior. (vol. 1., pp. 273-346). Porto Alegre, RS: Edipucrs.

D’Almeida, J. (2021). As concepções sobre o Teorema Fundamental da Aritmética de professores de Matemática da rede pública paulista, sob o olhar da teoria APOS. 262 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo São Paulo, SP.

Dullius, M. M. (2009). Enseñanza y aprendizaje en ecuaciones diferenciales con abordaje gráfico, numérico y analítico. 502 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.

Fiorentini, D., Passos, C. L. B. & Lima, R. C. R. (Orgs.) (2016). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001 – 2012. Campinas, SP: FE/UNICAMP.

Flores-Medrano, E., Escudero-Ávila, D., Montes, M., Aguilar, A. & Carrillo, J. (2014). Nuestra Modelación del Conocimiento Especializado del Profesor de Matemáticas, el MTSK. In J. Carrillo et al. (Eds.), Un Marco teórico para el Conocimiento Especializado del Profesor de Matemáticas. (pp. 70-92). Huelva: Universidad de Huelva Publicaciones.

Frota, M. C. R., Nasser, L. (Org.) (2009). Educação Matemática no Ensino Superior: pesquisas e debates. Brasília: SBEM.

Habre, S. (2000). Exploring students' strategies to solve ordinary differential equations in a reformed setting. Journal of Mathematical Behavior, 18(4), 455-472.

Habre, S. (2003). Investigating students' approval of a geometrical approach to differential equations and their solutions. International Journal of Mathematical Educations in Science and Technology, 34(5), 651-662.

Howson, A. G., Kahane, J. P., Lauginie, P. & Turckheim, E. (1988). Mathematics as a Service Subject. In: R. R. Clementes (Ed.), Selected Papers on the teaching of mathematics as a service subject. (p. 1-19). Berlin: Springer Verlag.

Incropera, F. P., Dewitt, D. P. (2014). Fundamentos de transferência de calor e de massa. (7ª ed.). Rio de Janeiro: LTC.

Javaroni, S. L. (2009). O Processo de Visualização no Curso de Introdução às EDO. Revista de Ensino de Engenharia, 28(1), 17-25.

Lopes, R. (2021). EDO de Variáveis Separáveis na Engenharia Civil: uma abordagem contextualizada a partir de um problema de transferência de calor. 316 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, SP.

Palis, G. R. (2009). Pesquisa sobre a própria prática no Ensino Superior de Matemática. In: M. C. R. Frota & L. Nasser (Orgs.). Educação Matemática no Ensino Superior: pesquisas e debates. (pp. 203-221). Brasília: SBEM, 2009.

Rasmussen, C. L. (2001). New directions in differential equations: a framework for interpreting students' understandings and difficulties. The Journal of Mathematical Behavior, 20(1), 55-87.

Recalde, L. C. & Henao, S. M. (2018). Los obstáculos epistemológicos en el desarrollo histórico de las ecuaciones diferenciales ordinarias. Revista EIA, 15(29), 59-70.

Rodríguez, M. A. H. (2009). Las ecuaciones diferenciales ordinarias lineales de primer y segundo orden en el contexto del movimiento uniforme. 2009. 132 f. Tesis (Doctorado en Ciencias en Matemática Educativa). Instituto Politécnico Nacional. Ciudad de México.

Roque, T. (2012). História da matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro, RJ: Zahar.

Rowland, D. R. (2006). Student difficulties with units in differential equations in modelling contexts. International Journal of Mathematical Educations in Science and Technology, 37(5), 553-558.

Rowland, D. R. & Jovanoski, Z. (2004). Student interpretations of the terms in first-order ordinary differential equations im modelling contexts. International Journal of Mathematical Educations in Science and Technology, 35(4), 503-516.

Sasser, J. E. (1992). History of ordinary differential equations: The first hundred years. Proceedings of the Midwest Mathematics History Society, 1, 1-11.

Shulman, L. S. (1987). Knowledge and Teaching Foundations of the New Reform. Harvard Educational Review, 57 (01), 01-22.

Shulman, L. S. (2005). Conocimiento y Enseñanza: fundamentos de la Nueva reforma. Revista de currículum y formación del profesorado, 9 (02), 01-30.

Simões, C. A. E. (2014). Equações diferenciais na física. 176 f. Dissertação (Mestrado em Matemática para o Ensino). Universidade de Évora. Évora.

Zang C., Fernández Von Metzen G. & León, N. (2013). Un estudio de los errores de alumnos de ingeniería sobre ecuaciones diferenciales. Educação Matemática Pesquisa, 15(1), 83-100.

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 04 — Educação Matemática no Ensino Superior

Como Citar

Lima, G. L. de ., & Lopes, R. (2024). Conhecimentos especializados de professores de Matemática para o ensino de equações diferenciais ordinárias de variáveis separáveis na Engenharia Civil a partir de um problema de Transferência de Calor. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/174