Gamificação com o GeoGebra: o uso de jogos com feedback automático para a aprendizagem de Função Afim

Autores

Palavras-chave:

Função afim, Educação Matemática, Tecnologias digitais, Registros de Representação Semiótica, GeoGebra

Resumo

Este trabalho, de caráter qualitativo, tem como objetivo analisar como jogos com
feedback automático, construídos com o GeoGebra, colaboram no processo de aprendizagem
de função afim. A gamificação proporciona aos estudantes a elevação nos níveis de motivação
e engajamento e o tema escolhido permite diversas possibilidades de aplicação, minimizando
as dificuldades que os alunos possuem em identificá-la. Tem como base a Teoria dos Registros
de Representação Semiótica de Raymond Duval. Participaram da pesquisa treze alunos do 4º
ano do Ensino Secundário de uma escola privada da Espanha. Os resultados mostram que os
feedbacks fornecidos pelos jogos os ajudaram a diminuírem a quantidade de tentativas no
decorrer de sua execução, colaborando com a aprendizagem do objeto de estudo. 

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 06 — Educação Matemática: Tecnologias Digitais e Educação a Distância

Como Citar

Silva, T. N. ., & Abar, C. A. A. P. (2024). Gamificação com o GeoGebra: o uso de jogos com feedback automático para a aprendizagem de Função Afim. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/175