Implicações dos Saberes Curriculares nas Ações Pedagógicas de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

Palavras-chave:

Trabalho docente, Formação continuada, Documentos oficiais

Resumo

Este artigo visa a refletir e ampliar as discussões acerca dos conhecimentos curriculares de professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e as implicações que estes trazem para o fazer docente. A abordagem dos dados é qualitativa, sendo as análises organizadas pela Análise Textual Discursiva, amparadas por teorias sobre os saberes docentes, a organização curricular e as ações de formação continuada no processo de ressignificação das compreensões do professor. Conclui-se que os saberes curriculares são essenciais para a organização de uma prática pedagógica intencional, amparada em objetos conceituais que promovam o desenvolvimento da aprendizagem, em que as ações de formação continuada se apresentam como uma forma de aprimorar entendimentos e promover novos conhecimentos, desmistificando crenças e concepções.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 01 — Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Como Citar

Garcia, F. H., & Nehring, C. M. (2024). Implicações dos Saberes Curriculares nas Ações Pedagógicas de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-13. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/176