Reflexões pedagógicas sobre a utilização de recursos Grafo-táteis na educação de estudantes com Deficiência Visual

Autores

Palavras-chave:

Acessibilidade, Educação Matemática, Educação Especial, Mediação

Resumo

O trabalho, de natureza qualitativa, tem por objetivo apresentar orientações advindas da literatura de pesquisa para o desenvolvimento de recursos e materiais acessíveis, em especial materiais grafo-táteis, além de promover reflexão acerca da necessidade de encará-los como recursos de mediação, levando-se em conta as reflexões pedagógicas que circundam a utilização desses recursos. Discute-se o conceito de mediação, atribuído tanto aos recursos quanto ao papel do professor, e aponta caminhos para sua utilização em atividades de ensino. Os resultados apontam para a necessidade de se desenvolver recursos e materiais acessíveis, enquanto meio essencial de acesso ao aprendizado de conceitos com apelo visual, de modo a possibilitar que os estudantes com Deficiência Visual possam participar ativamente das aulas de matemática.

Biografia do Autor

  • Fábio Garcia Bernardo, Instituto Benjamin Constant

     

     

Referências

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 13 — Diferença, Inclusão e Educação Matemática

Como Citar

Garcia Bernardo, F., & Duarte Santos, R. (2024). Reflexões pedagógicas sobre a utilização de recursos Grafo-táteis na educação de estudantes com Deficiência Visual. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-13. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/181