O papel do software de Geometria Dinâmica em atividades nos Livros Didáticos de Matemática

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, PNLD, Anos Finais do Ensino Fundamental, Educação Matemática

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo caracterizar e compreender o papel do software de Geometria Dinâmica (SGD) em atividades propostas nos livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental aprovados no Plano Nacional do Livro e do Material Didático 2020. Decidiu-se analisar as 36 atividades encontradas por meio de um procedimento metodológico criado que levou em consideração a perspectiva da construção e visualização alinhados com a experimentação-com-tecnologias. Dessa forma, concluiu-se que em três das quatro coleções, o SGD tem o papel de corroborar a compreensão de conjecturas, e em uma a descoberta matemática. Reitera-se a necessidade dos autores e editores oferecerem propostas de atividades que usem o SGD de modo a criar um ambiente mais favorável para a aprendizagem matemática.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 02 — Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Como Citar

Carvalho, A., & Amaral, R. B. (2024). O papel do software de Geometria Dinâmica em atividades nos Livros Didáticos de Matemática. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-13. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/182