Contributos do GeoGebra para análise gráfica de dados em uma formação inicial estatística para professores
Palavras-chave:
Análise gráfica de dados, Transnumeração, Visualização de dados, GeoGebra, Futuros professoresResumo
Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado em educação matemática, que investigou contributos de recursos digitais na educação estatística. O recorte buscou identificar e analisar possíveis contribuições de ferramentas do GeoGebra que se mostraram favoráveis em atividades de análise gráfica de dados, sob a perspectiva da transnumeração e da visualização de dados. Com aporte metodológico do ciclo investigativo, o estudo foi implementado com futuros professores em uma disciplina de estatística. Qualitativamente, os resultados evidenciaram que as ferramentas de análises univariadas e bivariadas, presentes no GeoGebra, quando integradas às atividades de análise gráfica de dados, ofereceram oportunidades de compreender os problemas subjacentes a esses dados, com suas representações gráficas, promissoras à visualização e à transnumeração dos dados.
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