Conhecimento Matemático Especializado revelado por futuros professores de Matemática: um contexto pautado na Teoria das Situações Didáticas
Palavras-chave:
Formação de professores, Situação Didática, Geometria, MTSKResumo
Este trabalho investiga as potencialidades da Teoria das Situações Didáticas (TSD), como metodologia de ensino, para favorecer a mobilização de conhecimentos especializados do professor de Matemática. Ele apresenta resultados parciais de uma pesquisa de mestrado. Fundamenta-se no modelo Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge (MTSK), possui uma perspectiva qualitativa e um enfoque teórico interpretativo do tipo estudo de caso instrumental. Obtivemos os dados durante uma oficina formativa com futuros professores acerca dos tópicos área e perímetro, utilizando a observação participante, gravação audiovisual e registros escritos. A partir de uma análise de conteúdo com categorias do MTSK, os primeiros resultados apontam que a TSD como metodologia de ensino mostrou-se como oportunidade formativa para a mobilização de conhecimentos especializados.
Referências
Almeida, A. R. & Ribeiro, M. (2021). Potencialidades de uma tarefa para promover o conhecimento especializado do professor no tópico frações. ACERVO-Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, 3, 1-18.
Almouloud, S. A. (2010). Fundamentos da didática da matemática. Curitiba, PR: Editora UFPR.
Araujo, W. R. D. (2018). Conhecimento especializado do professor de matemática sobre função no contexto de uma experiência prévia de lesson study. 230 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP.
Baltar, P. M. (1996). Enseignement et apprentissage de la notion d'aire de surfaces planes: une étude de l'acquisition des relations entre les longueurs et les aires au collège. Doctoral dissertation (PhD in Didactique Des Disciplines Scientifiques), Université Joseph Fourier. Grenoble, França.
Barbosa, P. R. (2002). Efeitos de uma sequência de atividades relativas aos conceitos de comprimento e perímetro no Ensino Fundamental. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE.
Bardin, L. (1997). Análise de Conteúdo. Tradução de L. A. Reto e A. Pinheiro. Lisboa: Edições 70.
Berka, K. (1983). Scales of Measurement: A Critical Analysis of the Concept of Scales and of their Function in the Theory of Measurement. In: R. S. Cohen and M. W. Wartofsky. (Eds.). Language, Logic and Method (pp. 1-73). Dordrecht: Springer Netherlands.
Brousseau, G. (1986). Fondements et méthodes de la didactique des mathématiques. Recherches en didactique des mathématiques (Revue), 7(2), 33-115.
Brousseau, G. (2008). Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo, SP: Ática.
Campos-Cano, M. & Flores-Medrano, E. (2020, September). Prácticas matemáticas: un avance en su caracterización. In IV Congreso Iberoamericano sobre Conocimiento Especializado del Profesor de Matemáticas (pp. 87-94). Servicio de Publicaciones de la Universidad de Huelva. Huelva.
Carrillo, J.; Climent, N.; Contreras, L.C. & Muñoz-Catalán, M.C. (2013). Determining specialised knowledge for mathematics teaching. In: B. Ubuz, C. Haser & M.A. Mariotti (Eds.). Actas del CERME 8 (pp. 2985-2994). Middle East Technical University, Ankara, Turquía: ERME.
Carrillo-Yañez, J.; Climent, N.; Montes, M.; Contreras, L. C.; Flores-Medrano, E.; Escudero-Ávila, D. & Muñoz-Catalán, M. C. (2018). The mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) model. Research in Mathematics Education, 20(3), 236-253.
Carvajal, C. A.; Martínez, P. F. & Soto, A. G. V. (2020). Conocimiento especializado de profesores de matemática en formación inicial sobre aspectos lógicos y sintácticos de la demostración. PNA: Revista de investigación en didáctica de la matemática, 14(2), 85-117.
Clements, D. & Stephan, M. (2004). Measurement in pre-K to grade 2 mathematics. In: D.Clements, J. Sarama & A.M. DiBiase (Orgs.). Engaging young children in mathematics: standards for early childhood mathematics education (pp. 299–317). Mahwah: Erlbaum.
Clements, D. H. & Sarama, J. (2007). Early childhood mathematics learning. In: F. K. Lester, Jr. (Ed.), Second handbook of research on mathematics teaching and learning (Vol. 1, pp. 461–555). Charlotte, NC: Information Age.
Creswell, J. W. & Creswell, J. D. (2021). Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto (5. ed.). Porto Alegre, RS: Penso Editora.
D’Amore, B. & Fandiño, M. (2007). Relaciones entre área y perímetro: convicciones de maestros y de estudiantes. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, 10, 39-68.
Delgado-Rebolledo, R. (2020). Una propuesta de categorización del conocimiento de la práctica matemática de profesores universitarios. Tese (Doutorado em Didática da Matemática). Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso. Valparaíso.
Delgado-Rebolledo, R. & Espinoza-Vásquez, G. (2021). ¿Cómo se relacionan los subdominios del conocimiento especializado del profesor de matemáticas. In: Anais do V Congreso Iberoamericano sobre Conocimiento Especializado del Profesor de Matemáticas (pp. 288-295). Macaé: RJ.
Delgado-Rebolledo, R.; Zakaryan, D. & Alfaro Carvajal, C. (2022). El conocimiento de la práctica matemática. Investigación sobre conocimiento especializado del profesor de matemáticas (MTSK): 10 años de camino, 57-69.
Douady, R. & Perrin-Glorian, M. J. (1989). A learning process for the concept of area of plane surfaces. Educational Studies in Mathematics, 20, 387-424.
Ferreira, L. F. D. (2010). A construção do conceito de área e da relação entre área e perímetro no 3º ciclo do ensino fundamental: estudos sob a ótica da teoria dos campos conceituais. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE.
Flores, E.; Escudero, D.I. & Aguilar, A. (2013). Oportunidades que brindan algunos escenarios para mostrar evidencias del MTSK. In: A. Berciano, G. Gutiérrez, A. Estepa & N. Climent (Eds.). Investigación en Educación Matemática XVII (pp. 275-282). Bilbao: SEIEM.
Flores-Medrano, E.; Ávila, D. I. E.; Navarro, M. Á. M.; González, Á. A. & Yañez, J. C. (2014). Nuestra modelación del conocimiento especializado del profesor de matemáticas, el MTSK. In: J. Carrillo, L. C. Contreras-González, N. Climent, D. Escudero-Avila, E. Flores-Medrano & M. Á. Montes (Eds.). Un marco teórico para el conocimiento especializado del profesor de matemáticas (pp. 57-72). Huelva: Universidad de Huelva Publicaciones.
García, G. & Carrillo, J. (2006). Relación entre perímetro y área: el caso de Patricia y las interacciones. In: M. Bolea, M. Moreno & M. González (Eds.). Investigación en educación matemática: actas del X Simposio de la Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática (pp. 185-194). Instituto de Estudios Altoaragoneses. Huesca. España: SEIEM.
Gil, A. C. (2022). Como elaborar projetos de pesquisa. (7. ed.). São Paulo, SP: Editora Atlas SA.
Gómez, T. & Vásquez, K. (2015). Área y perímetro de cuadriláteros en estudiantes colombianos de. In: P. Scott ; Á. Ruiz (Eds.). XIV Conferencia Interamericana de Educación Matemática. (pp. 1-9). CIAEM.
Kordaki, M. (2003). The effect of tools of a computer microworld on students' strategies regarding the concept of conservation of area. Educational Studies in Mathematics, 52, 177-209.
Lima, P. F. & Bellemain, P. M. B. (2010) Grandezas e Medidas. In: Carvalho, J. B. P. F. Coleção explorando o ensino (pp. 167-200). Matemática, Brasília, MEC, 17.
Martínez, M. & Pardo, S. (2017). Concepciones de estudiantes de educación básica sobre perímetro y área. Eco matemático, 8(1), 71-80.
Pais, L. C. (2019). Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. (4. ed.) Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora.
Popoca, M. & Acuña, C. (2011). Cambio en figuras de área igual, conservación y relaciones figurales. Acta Latinoamericana de Matemática Educativa, 24, 541-550.
Ribeiro, M.; Gibim, G. & Alves, C. (2021). A necessária mudança de foco na formação de professores de e que ensinam matemática: Discussão de tarefas para a formação e o desenvolvimento do conhecimento interpretativo. Perspectivas da Educação Matemática, 14(34), 1-24.
Stake, R. E. (2005). Qualitative case studies. New York: Oxford University Press.
Teixeira, P. J. M. & Passos, C. C. M. (2013). Um pouco da teoria das situações didáticas (tsd) de Guy Brousseau. ZETETIKÉ. Revista de Educação Matemática, 21(1), 155-168.
Vergnaud, G. (1982). Cognitive and developmental psychology and research in mathematics education: Some theoretical and methodological issues. For the learning of mathematics, 3(2), 31-41.
Vergnaud, G. (1989). Difficultés conceptuelles, erreurs didactiques et vrais obstacles épistémologiques dans l'apprentissage des mathématiques. Construction des savoirs. Ottawa: CIRADE, 33-40.
Vergnaud, G. (2009). The theory of conceptual fields. Human development, 52(2), 83-94.
Villiers, M. de (1990). The role and function of proof in mathematics. Pythagoras, 24(1), 17–24.
Zabala, A. (2015). A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre, RS: Penso Editora.
Zakaryan, D. & Ribeiro, M. (2019). Mathematics teachers’ specialized knowledge: a secondary teacher’s knowledge of rational numbers. Research in Mathematics Education, 21(1), 25-42.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.