Aprender com Nei Leite Xakriabá: a cerâmica Xakriabá como máquina de guerra

Autores

Palavras-chave:

Etnomatemática, Educação Indisciplinar, Filosofia da Educação, Educação Indígena

Resumo

Esta comunicação parte da concepção da prática das cerâmica Xakriabá como uma arte capaz de criar mundos orientada por critérios de uma epistemologia não ocidental. Os registros e dados desta escrita foram produzidos durante o desenvolvimento de uma atividade de ensino junto a Nei Xakriabá no Curso de Formação Intercultural para Educadora Indígenas da Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo é analisar como a prática da cerâmica Xakriabá se constitui num modo de resistência deste povo contra a colonialidade do saber. Conclui-se que a manutenção da cultura Xakriabá mediante o ensino da prática da cerâmica Xakriabá aos mais jovens é uma estratégia decolonial que possibilita questionar as lógicas eurocentradas, estratégia de um agir nômade, a cerâmica Xakriabá máquina de guerra.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 05 — História da Matemática e Cultura

Como Citar

Tamayo, C. (2024). Aprender com Nei Leite Xakriabá: a cerâmica Xakriabá como máquina de guerra. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-13. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/186