Histórias das geometrias do ensino e a Matemática Moderna: novos estudos para novos olhares
Palavras-chave:
Normativas, Livros didáticos de Matemática, Curso ginasial, Demonstrações, Transformações geométricasResumo
Este trabalho sistematiza resultados parciais de um projeto de pesquisa sobre história do ensino da geometria e o Movimento da Matemática Moderna (MMM). Apoiado nos pressupostos da História Cultural, o estudo visa compreender os processos de modernização do ensino da geometria, analisando normativas e livros didáticos do Brasil e da França entre as décadas de 1950 e 1980, para alunos de 7 a 14 anos. Analisa-se a proposta de Sangiorgi na coleção moderna dos anos 1960, que prioriza a experimentação e a compreensão conceitual sobre a memorização das demonstrações de teoremas. Examina-se a introdução das Transformações Geométricas em coleções didáticas de lideranças do MMM, evidenciando divergências entre as propostas. Os estudos iniciais reiteram a diversidade de abordagens no ensino de geometria e a complexidade do MMM.
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