A Noção de Experiência: perspectivas a partir de estudantes-com-vídeos

Autores

Palavras-chave:

Mundo da vida, Vídeos silenciosos, Ensino Fundamental, Diálogo, Educação Matemática

Resumo

Este artigo objetiva compreender as características da experiência realizada na
perspectiva de estudantes da educação básica ao produzirem vídeos matemáticos em sala de
aula. Foram apresentados vídeos silenciosos aos alunos e solicitado que produzissem um vídeo
para explicar o conceito matemático abordado em duas horas-aula. Os dados analisados são das
31 entrevistas concedidas pelos estudantes autores dos vídeos após atividade. A fundamentação
teórica se baseia no construto seres-humanos-com-mídias, assim como as noções de experiência
e diálogo, concentrando-se nas contribuições para o mundo da vida dos estudantes. A análise
discute a coletividade por meio da intersubjetividade e a autonomia por meio da escuta para
valorizar os saberes dos estudantes, concluindo então quanto a potencialidade do vídeo para
iniciar um diálogo.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 06 — Educação Matemática: Tecnologias Digitais e Educação a Distância

Como Citar

Silva, F. M. da ., & Borba, M. de C. . (2024). A Noção de Experiência: perspectivas a partir de estudantes-com-vídeos. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/189