Um professor hondurenho pesquisando no Brasil: uma proposta na construção dos conceitos de constante e variável

Autores

Palavras-chave:

Constante, Variável, Resolução de Problemas, Aprendizagem Significativa

Resumo

Este trabalho está baseado na experiencia do autor como um professor hondurenho pesquisando no contexto brasileiro, realizando uma pesquisa qualitativa de campo como dissertação de mestrado. Essa pesquisa foi desenvolvida com alunos de sétimo ano, na qual o objetivo geral foi verificar se a transição entre aritmética e álgebra é facilitada ao apresentar problemas de descoberta e generalização de padrões para tentar construir de forma intuitiva os conceitos de constante e variável, e aplicando a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Dos resultados, se poderia dizer que houve certo progresso nos alunos tanto em sua motivação para resolver problemas e o uso de variáveis e constantes.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 02 — Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Como Citar

Palma, L. R. P. . (2024). Um professor hondurenho pesquisando no Brasil: uma proposta na construção dos conceitos de constante e variável. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-14. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/192