Um professor hondurenho pesquisando no Brasil: uma proposta na construção dos conceitos de constante e variável
Palavras-chave:
Constante, Variável, Resolução de Problemas, Aprendizagem SignificativaResumo
Este trabalho está baseado na experiencia do autor como um professor hondurenho pesquisando no contexto brasileiro, realizando uma pesquisa qualitativa de campo como dissertação de mestrado. Essa pesquisa foi desenvolvida com alunos de sétimo ano, na qual o objetivo geral foi verificar se a transição entre aritmética e álgebra é facilitada ao apresentar problemas de descoberta e generalização de padrões para tentar construir de forma intuitiva os conceitos de constante e variável, e aplicando a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Dos resultados, se poderia dizer que houve certo progresso nos alunos tanto em sua motivação para resolver problemas e o uso de variáveis e constantes.
Referências
Cañadas, M. C., Castro E. & Castro, E. (2008). Patrones, generalización y estrategias inductivas de estudiantes de 3º y 4º de Educación Secundaria Obligatoria en el problema de las baldosas. Revista de Investigación en Didáctica de la Matemática (PNA). 2(3), 137-151.
Lagos, E.; López, L.; Izaguirre, J. & Padilla, L. (2018). Exploración del Potencial para aprender álgebra a través del descubrimiento y generalización de patrones. Anais do VII Seminario Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM). Foz do Iguaçu, PR.
Matos, A.S.S.M. (2007). Explorando relações funcionais no 8° ano: um estudo sobre o desenvolvimento do pensar algébrico. 253f. Dissertação (Mestrado em Educação, Especialidade de Didática da Matemática). Universidade de Lisboa, Portugal.
Moreira, M.A. (1995). Ensino e aprendizagem: enfoques teóricos. (2. ed., pp. 61-73). São Paulo, SP. Editora Moraes.
Moreira, M.A. (2012). O que é ao final aprendizagem significativa?, Revista Qurriculum, 1(25), 29-56.
Munzón, N. (2010). La introducción del álgebra elemental y su desarrollo hacia la modelización funcional. 407f. Tese (Doutorado em Matemáticas). Universidad Autónoma de Barcelona, Espanha.
Muñoz, J. (2004). El aprendizaje significativo y la evaluación de los aprendizajes. Revista de Investigación Educativa, 8(14), 47–52.
Palomino, W. (1996). Enseñanza Termodinámica: Un Enfoque Constructivista, Teoria del Aprendizaje Significativo de David Ausubel. II Encuentro de Físicos en la Región Inca, Universidad Nacional de San Antonio Abad del Cusco (UNSAAC), Perú.
Ponte, J.P. (2006). Números e álgebra no currículo escolar. Números e álgebra na aprendizagem da Matemática na formação de professores. Seminário de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SEM-SPCE). (pp. 5-27). Lisboa, Portugal.
Radford, L. (1999). El aprendizaje del uso de signos en álgebra, Una perspectiva post-vigotskiana. Revista Educación Matemática, 11(3), 25-53.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.