As apreensões figurais na construção da circunferência como um lugar geométrico

Autores

Palavras-chave:

Geometria, Apreensões figurais, Circunferência

Resumo

Este artigo trata das apreensões perceptivas, operatórias, sequenciais e discursivas emergentes em uma tarefa que contempla a circunferência como lugar geométrico. Os objetivos deste trabalho são identificar e discutir as apreensões mobilizadas durante a aprendizagem dos conceitos que embasam a circunferência como lugar geométrico de modo a observar a mobilização dos processos de aprendizagem (visualização, construção e raciocínio). A tarefa foi implementada com seis estudantes do 7º ano do ensino fundamental. Para as análises dos dados, utilizaram-se as apreensões figurais que compõem as fases de aprendizagem da Geometria, propostas por Raymond Duval. Os resultados indicaram que, durante a resolução da tarefa, houve manifestação das apreensões perceptivas, operatórias e sequencial e, consequentemente, o desenvolvimento da visualização e da construção.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 14 — Didática da Matemática

Como Citar

Cassoli, C., & Barroso, M. M. . (2024). As apreensões figurais na construção da circunferência como um lugar geométrico. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-12. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/193