Uma perspectiva de pesquisa na Educação Matemática com base na Semiótica de Peirce e o uso de Experimentos Mentais como artefatos cognitivos

Autores

Palavras-chave:

Externalismo ativo, Epistemologia, Linguagem, Semiótica cognitiva

Resumo

Este texto apresenta um esboço da pesquisa desenvolvida com base nos estudos na perspectiva semiótica, com ênfase no externalismo ativo peirceano e no fenômeno da criatividade, da metacognição e da solução de problemas desenvolvidos por meio dos Experimentos Mentais. Os aspectos metodológicos deste trabalho buscam evidenciar a importância da complementaridade de intensão (meios, ações, atividades, ...) e extensão (objeto, conceitos, problemas, ...). O objetivo é apresentar um recorte do projeto de pesquisa denominado Colaboratório de Semiótica Cognitiva, que envolve três domínios cognitivos: Educação Matemática, Ensino de Ciências e Artes. O foco deste texto está centrado no campo da Educação Matemática.

Referências

Cassirer, E. (1994). Ensaio sobre o homem: introdução a uma filosofia da cultura humana. São Paulo: Martins Fontes.

Cruz, W. J. (2015). Experimentos mentais e provas matemáticas formais. Tese (Programa de Doutorado em Educação Matemática) – Coordenadoria de Pós- graduação, Universidade Anhanguera de São Paulo.

Cruz, W. J. da. (2023). Por que √2 é irracional? Buscando explicações nos processos de experimentação mental. Educação Matemática Em Revista, 28(79), 1-15. https://doi.org/10.37001/emr.v28i79.3007.

Cruz, W. J. (2018). Experimentos Mentais na Educação Matemática: uma analogia com provas matemáticas formais. Curitiba: Editora Aprris.

Cruz, W. J. (2022) Experimentos Mentais: uma nova metodologia para o ensino de Matemática. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda.

Cruz, W. J. (2021) O uso dos experimentos mentais como possível metodologia de ensino da matemática: um olhar epistemológico. Florianópolis. Revista Eletrônica de Educação Matemática – REVEMAT, v.16, p. 01 – 26.

Effros, E. G. (1998) Mathematics as language. En H.G. Dales and G. Oliveri (Ed.), Truth

in Mathematics, Cap.7, pp.131-145.New York:Oxford UP.

Manfredi, S. M. (1993). Metodologia de ensino – diferentes concepções (versão preliminar). Campinas: F. E./UNICAMP.

Moraes, A. S. (2023). Uma análise dos números reais em livros didáticos por meio de pistas semióticas. (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - UFJF, Juiz de Fora. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15746. Acesso em: 25 fev. 2024.

Otte, M. F. (2012). A realidade das Ideias: Uma perspectiva epistemológica para a Educação Matemática. Cuiabá: EDUFMT.

Otte, M. F. (2014). Analytische Philosophie Anspruch und Wirklichkeit eines Programms. Hamburg: Felix Meiner Verlag.

Otte, M. F. (2003). Complementary, Sets and Numbers. Educational Studies in Math, [S.l.], v. 53, p. 203-228.

Otte, M. F. (1993). O formal, o social e o subjetivo: uma introdução à filosofia e à didática da matemática. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista.

Peirce, C. S. (2010). Semiótica. Trad. José Teixeira Coelho Neto, 4 ed. São Paulo: Perspectiva.

Peirce, C. S. (NEM). (1976). The New Elements of Mathematics by Charles S. Peirce. Carolyn Eisele (ed.). Vol. I-IV, The Hague- Paris/Atlantic Highlands, N.J.

Peirce, C. S. (1992). The essential Peirce. vol. 1. Editora: Indiana University Press 601 North Morton Street Bloomington, IN 47404-3797 USA.

Peirce, Ch. S. CP = Collected Papers of Charles Sanders Peirce, Volumes I-VI, ed. by Charles Hartshorne and Paul Weiß, Cambridge, Mass. (Harvard UP) 1931-1935, Volumes VII-VIII, ed. by Arthur W. Burks, Cambridge, Mass. (Harvard UP) 1958 (quoted by no. of volume and paragraph). NEM = New Elements of Mathematics. Harvard U.P.

Queiroz, J., & Atã, P. (2018). Externalismo, iconicidade e cognição distribuída em C.S.Peirce. OuvirOUver, 14(1), 44–54.

Santella, L. (2004). O método anticartesiano de C. S. Peirce. São Paulo: Editora UNESP.

Vieira, L. S. (2022). Uma proposta de ensino de continuidade de funções em cálculo diferencial e integral a partir da noção de complementaridade. (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - UFJF, Juiz de Fora. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14505. Acesso em: 25 fev. 2024.

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 09 — Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática

Como Citar

Cruz, W. J. da. (2024). Uma perspectiva de pesquisa na Educação Matemática com base na Semiótica de Peirce e o uso de Experimentos Mentais como artefatos cognitivos. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/198