O sinal de igual e a relação de equivalência: um estudo diagnóstico com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Concepção, Equação, Significados do sinal de igualResumo
Este estudo objetiva investigar a concepção do sinal de igualdade que os estudantes do 3º e 5º Anos do Ensino Fundamental têm ao se deparar com situações de relação de equivalência. Trata-se de estudo diagnóstico, realizado com 51 estudantes do 3º e 60 do 5º Ano, todos de Escola Pública. Este artigo analisa a resposta de um dos problemas desse diagnóstico. O aporte teórico contou com Kieran, Booth, Carraher e Schliemann, entre outros. Conclui-se que a concepção do sinal de igual desses estudantes está limitada a de operador, o que denota haver necessidade da ampliação da interpretação do sinal de igual, já desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O estudo recomenda que os significados do sinal de igual sejam trabalhados nas formações, inicial e continuada, dos professores dos Anos Iniciais.
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