O sinal de igual e a relação de equivalência: um estudo diagnóstico com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

Palavras-chave:

Concepção, Equação, Significados do sinal de igual

Resumo

Este estudo objetiva investigar a concepção do sinal de igualdade que os estudantes do 3º e 5º Anos do Ensino Fundamental têm ao se deparar com situações de relação de equivalência. Trata-se de estudo diagnóstico, realizado com 51 estudantes do 3º e 60 do 5º Ano, todos de Escola Pública. Este artigo analisa a resposta de um dos problemas desse diagnóstico. O aporte teórico contou com Kieran, Booth, Carraher e Schliemann, entre outros. Conclui-se que a concepção do sinal de igual desses estudantes está limitada a de operador, o que denota haver necessidade da ampliação da interpretação do sinal de igual, já desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O estudo recomenda que os significados do sinal de igual sejam trabalhados nas formações, inicial e continuada, dos professores dos Anos Iniciais.

Biografia do Autor

  • Antônio Cesar Nascimento Teixeira, Grupo de Pesquisa RePARe em Educação Matemática

     

     

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 09 — Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática

Como Citar

Merlini, V. L., Magina, S. M. P., & Teixeira, A. C. N. . (2024). O sinal de igual e a relação de equivalência: um estudo diagnóstico com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-13. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/199