Ações e práticas de uma formadora de professores dos Anos Iniciais no trabalho com o sinal de igual

Autores

Palavras-chave:

Formador de professores, Formação continuada de professores, Sinal de igual, Pensamento algébrico, Anos iniciais

Resumo

Neste trabalho analisamos as ações realizadas por uma formadora de professores dos anos iniciais que apoiam a discussão produtiva dos professores. O objetivo foi identificar e categorizar como as ações e práticas desenvolvidas por uma formadora de professores, na condução de um processo de formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, contribuíram para a criação de oportunidades de aprendizagem profissional acerca do conhecimento do sinal de igual. Os dados foram coletados por meio de gravação em áudio e vídeo sendo analisados à luz do referencial teórico. Os resultados sugerem que as ações da formadora, operacionalizadas de forma integrada, favoreceram a compreensão do professor no que se refere ao sinal de igual.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 01 — Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Como Citar

Ferreira, M. ., Ribeiro, A. J., & Ponte, J. P. da . (2024). Ações e práticas de uma formadora de professores dos Anos Iniciais no trabalho com o sinal de igual. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/201