Uma estratégia didática argumentativa para Licenciandos(as) em Matemática

Autores

Palavras-chave:

Argumentação, Estratégia didática, Licenciandos(as) em Matemática, Álgebra Linear

Resumo

As pesquisas sobre argumentação em aulas de Matemática no Ensino Superior são escassas, sobretudo no contexto nacional. Este estudo empírico visa investigar como uma estratégia didática promove o desenvolvimento da argumentação em estudantes de Licenciatura em Matemática, com foco em uma turma de Álgebra Linear. Utilizando uma abordagem qualitativa de intervenção, combinamos observação e questionário para construir os dados. A análise baseia-se na associação de duas teorias argumentativas. Os resultados indicam que a intervenção proporcionou aos estudantes estratégias argumentativas para resolver problemas de Álgebra Linear, apoiadas por interações discursivas e reflexão sobre a importância da justificação em contextos de discussão matemática. Portanto, este estudo contribui para o crescente corpo de literatura sobre o tema.                      

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 04 — Educação Matemática no Ensino Superior

Como Citar

Carneiro, J. S. ., Teixeira, E. S. ., & Oliveira, A. M. . P. de. (2024). Uma estratégia didática argumentativa para Licenciandos(as) em Matemática. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-11. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/202