Tarefas Matemáticas Potencialmente Inclusivas e o conhecimento mobilizado por professoras que ensinam Matemática nos Anos Iniciais

Autores

Palavras-chave:

Conhecimentos de professores que ensinam matemática, Educação Inclusiva, Tarefas Matemáticas Potencialmente Inclusivas

Resumo

O objetivo do estudo foi discutir conhecimentos mobilizados por professoras que ensinam matemática nos Anos Iniciais no desenvolvimento de Tarefas Matemáticas Potencialmente Inclusivas. Participaram da pesquisa cinco professoras que se reuniam presencial e semanalmente para estudar, discutir, refletir, compartilhar e construir as tarefas. Para a produção dos dados, foram realizados 13 encontros que foram gravados em áudio e vídeo e posteriormente transcritos e analisados, além de registros fotográficos. Os resultados revelam que foram mobilizados conhecimentos do conteúdo matemático, dos alunos e do currículo. Esses conhecimentos estão amalgamados na prática docente e sugere-se que as formações docentes os levem em consideração na busca de construir reflexões sobre, considerando a complexidade, os desafios e as potencialidades da docência.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 13 — Diferença, Inclusão e Educação Matemática

Como Citar

Muniz, S. C. S. ., & Borges, F. A. (2024). Tarefas Matemáticas Potencialmente Inclusivas e o conhecimento mobilizado por professoras que ensinam Matemática nos Anos Iniciais. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/204