Flexibilidade de cálculo mental na perspectiva do Sentido de Número: quando se manifesta em tarefas que envolvem as operações de multiplicação e divisão com números naturais?
Palavras-chave:
Flexibilidade de cálculo mental, Manifestações, Sentido de número, Experiência de aprendizagem e ensino, Ensino exploratórioResumo
Mostro parte dos resultados de tese de doutoramento, concluída em 2023, em Portugal onde busquei os referenciais teóricos e no Brasil construí os dados empíricos. O objetivo foi compreender manifestações de flexibilidade de cálculo mental nas operações com números naturais quando estudantes de 4º ano resolvem tarefas que envolvem multiplicação e divisão. O paradigma interpretativo, com abordagem qualitativa, na modalidade de estudo de caso múltiplo, três casos, não comparativo, com observação participante foi a opção metodológica. A recolha de dados ocorreu em duas escolas públicas no Distrito Federal (DF), a partir de experiências de aprendizagem e ensino, numa perspectiva de sentido de número, com aplicação de tarefas envolvendo multiplicação e divisão com números naturais, em 03 turmas de 4º ano. Sentido de número, cálculo mental e flexibilidade de cálculo mental foram os principais aportes teóricos que apoiaram a construção dos dados empíricos e os resultados dessa investigação. Ensinar procedimentos e estratégias de cálculo mental não faz sentido, a flexibilidade de cálculo é uma capacidade a desenvolver que se manifestou nos procedimentos de contagem, aditivos e multiplicativos dos estudantes em que usaram as relações numéricas e as transformações dos números em operações de adição, multiplicação e divisão ao resolverem tarefas envolvendo multiplicação e divisão.
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