Conhecimentos dos professores para ensinar Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental evidenciados em manuais didáticos do Brasil e do Chile
Palavras-chave:
educação matemática, manuais didáticos, MTSK, formação de professoresResumo
Este trabalho tem por objetivo identificar como os manuais didáticos brasileiros e chilenos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental apresentam sugestões para o ensino de Matemática, possibilitando reconhecer quais subdomínios do conhecimento especializado do professor que ensina Matemática são revelados. A pesquisa realizada é documental, pela qual foi feita a leitura na íntegra dos manuais didáticos e elaborados fichamentos com os principais dados. Como referencial foi utilizado o modelo teórico Mathematics Teacher’s Specialised Knowledge. Conclui-se que os saberes mais revelados foram dos domínios do conhecimento didático pedagógico, no entanto, cada país possui sua especificidade na organização dos manuais. Acredita-se que as análises apresentadas nesta investigação colaborarão com a criação de materiais formativos futuros.
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