Conhecimento Interpretativo de professores de matemática dos Anos Finais e do Ensino Médio ao atribuírem significado a produções de alunos no âmbito da transformação geométrica isométrica translação
Palavras-chave:
Conhecimento Interpretativo, Tarefa Interpretativa, Translação, FeedbackResumo
O Conhecimento Interpretativo é o conhecimento matemático especializado que fundamenta a prática de propiciar aos alunos o desenvolvimento de seu conhecimento. Esse conhecimento especializado possibilita ao professor entender e interpretar os raciocínios e formas de Pensar dos alunos para atribuir significado e propor um feedback. Como o Conhecimento Interpretativo não se desenvolve na prática e demanda um contexto formativo, para esse desenvolvimento, implementou-se uma Tarefa Interpretativa no âmbito da translação para 14 professores com essa intencionalidade. Os resultados revelam que os professores apresentam dificuldades em entender as propriedades do vetor da translação; efetuam, fundamentalmente, uma interpretação avaliativa com foco na identificação dos erros dos alunos e propõem, em geral, um feedback superficial ou explicativo de como resolver o problema.
Referências
Black, P., & Wiliam, D. (1998). Assessment and classroom learning. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, 5(1), 7–74.
Borasi, R. (1987). Exploring mathematics through the analysis of errors. For the learning of Mathematics, 7(3), 2-8.
Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF: Ministério da Educação.
Carrillo, J., Climent, N., Montes, M., Contreras, L. C., Flores-Medrano, E., Escudero-Ávila, D., Vasco, D., Rojas, N., Flores, P., Aguilar-Gonzáles, A., Ribeiro, M., & Muñoz-Catalán, C. (2018). The mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) model. Research in Mathematics Education, 20(3), 236-253.
Coxeter, H. S. M., & Greitzer, S. L. (1967). Geometry Revisited. The Mathematical Association of America. Washington, DC.
Di Martino, P., Mellone, M., & Ribeiro, M. (2020). Interpretative knowledge. In: Stephen Lerman. (Org.). Encyclopedia of Mathematics Education. 1ed.: Springer International Publishing, 424-428.
Flores, A., & Yanik, H. B. (2016). Geometric Translations: An Interactive Approach Based on Students' Concept Images. North American GeoGebra Journal, 5(1).
Galleguillos, J., & Ribeiro, M. (2019). Prospective mathematics teachers’ interpretative knowledge: focus on the provided feedback. In Proceedings CERME 11. Utrecht, Netherlands.
Gomes, A. (2012). Transformações geométricas: conhecimentos e dificuldades de futuros professores. In Pinto, H., Jacinto, H., Henriques, A., Silvestre, A. & Nunes, C. (Orgs.), Atas do XXIII SIEM (pp. 233-244). Lisboa: Associação de Professores de Matemática.
Jakobsen, A., Ribeiro, C. M., & Mellone, M. (2014). Norwegian prospective teachers’ MKT when interpreting pupils’ productions on a fraction task. Nordic Studies in Mathematics Education, 19(3-4), 135-150.
Jones, K. (2020). Re-imagining geometry education in schools (pp. 31-38). WTM-Verlag.
Kidder, F. R. (1976). Elementary and middle school children's comprehension of Euclidean transformations. Journal for Research in Mathematics Education, 7(1), 40-52.
Lima, E. L. (1992). Coordenadas no plano: geometria analítica, vetores e transformações geométricas (2.ed.). Rio de Janeiro: GRAFTEX Comunicação Visual.
Mason, J.; Johnston-Wilder, S. (2006). Designing and using mathematical tasks. St Albans: Tarquin.
Mellone, M., Ribeiro, M., Jakobsen, A., Carotenuto, G., Romano, P., & Pacelli, T. (2020). Mathematics teachers’ interpretative knowledge of students’ errors and non-standard reasoning. Research in Mathematics Education, 22(2), 154-167.
Mellone, M., Tortora, R., Jakobsen, A., & Ribeiro, M. (2017). Prospective teachers interpret student responses: Between assessment, educational design and research. In Proceedings CERME 10. Dublin, Ireland.
Moyer, J. C. (1978). The relationship between the mathematical structure of Euclidean transformations and the spontaneously developed cognitive structures of young children. Journal for Research in Mathematics Education, 9(2), 83-93.
Nye, B., Konstantopoulos, S., & Hedges, L. V. (2004). How large are teacher effects?. Educational evaluation and policy analysis, 26(3), 237-257.
Ribeiro, C. (2010). A prática de uma professora e seus objectivos: percursos e (in) alterações. Actas do XXI SIEM (pp. 60-71).
Ribeiro, C. M., Mellone, M., & Jakobsen, A. (2013). Characterizing prospective teachers’ knowledge in/for interpreting students’ solutions. In Proceedings PME 37 (Vol. 4, pp. 89-96). Kiel: PME.
Ribeiro, M. (2024). Conhecimento interpretativo de futuros professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais ao atribuírem significado a produções de alunos no contexto de abordagens alternativas ao algoritmo típico da subtração. Debates em Educação, 16(38), e16020-e16020.
Ribeiro, M., Almeida, A., & Mellone, M. (2021). Conceitualizando tarefas formativas para desenvolver as especificidades do conhecimento interpretativo e especializado do professor. Perspectivas da Educação Matemática, 14(35), 1-32.
Ribeiro, M., Policastro, M. S., Almeida, A., Caldatto, M. E., & Mellone, M. (2018). Conhecimento Interpretativo e especializado do professor de e que ensina matemática: uma discussão articulada em contextos de formação. Anais do VII (SIPEM). Foz do Iguaçu: SBEM.
Ribeiro, M., & Silva, C. (2024). Especificidades do Conhecimento Interpretativo do professor e das Tarefas para a Formação como elementos para práticas criativas e matematicamente inovadoras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 19(n. esp. 2), e024073–e024073.
Santos, L., & Pinto, J. (2009). Lights and shadows of feedback in mathematics learning. In M. Tzekaki, M. Kaldrimidou & H. Sakonidis (Eds.), Proceedings of PME 33 (Vol. 5, pp.49–56). Thessaloniki: PME.
Silva, C., & Ribeiro, M. (2023). Relações Teóricas entre o Mathematics Teacher’s Specialised Knowledge e o Conhecimento Interpretativo. In Actas del VI CIMTSK (pp. 320-327). Pontificia Universidad Católica de Valparaíso.
Smith, M. S. (2001). Practice-based professional development for teachers of mathematics. Reston VA: NTCM.smuth
Thaqi, X., Giménez, J., & Rosich, N. (2011). Geometrical transformations as viewed by prospective teachers. In Proceedings CERME 11 (pp. 578-587). Rzeszow. Poland.
Yanik, H. B., & Flores, A. (2009). Understanding rigid geometric transformations: Jeff's learning path for translation. The Journal of Mathematical Behavior, 28(1), 41-57.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.