O trabalho e a formação do professor que ensina Matemática sob a ótica da Sociologia Pragmática
Palavras-chave:
Formação de Professores, Anos Iniciais, Saberes Docentes, Ensino de Matemática, Sociologia PragmáticaResumo
Este estudo objetivou apresentar os desafios enfrentados por professores que ensinam Matemática no 4º ano do Ensino Fundamental, mediante seus saberes conceituais, metodológicos e interpretativos sobre o ensino de frações. Para o mapeamento inicial das dificuldades dos docentes, foi aplicado um questionário a professores do 4º ano e, posteriormente, foi realizada uma entrevista com alguns deles, sobre as questões de natureza conceitual e metodológica do questionário. Estudos sobre saberes docentes, a formação de professores que ensinam Matemática e a Sociologia Pragmática compuseram o referencial teórico-metodológico deste trabalho. Concluiu-se que professores, quando compreendidos a partir do enfrentamento de situações pontuais de trabalho, por meio de um diálogo formativo, podem rever e reconstruir seus saberes, apreendendo e aprendendo aquilo de que são capazes.
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