Tecendo memórias: reflexões sobre Didática da Matemática no Curso Normal e seu legado para a formação de professores
Palavras-chave:
Escolas normais, Ensino de matemática, Formação de professoresResumo
O objetivo deste artigo é compartilhar a voz de uma professora de Didática da Matemática do Curso Normal do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac (IEEOB) como um fio condutor para caracterizar o ensino de Didática da Matemática, no período de 1997 a 2017. A história oral foi a base teórico-metodológica para a realização da entrevista e o diálogo construído entre memórias da Profa. Beatriz com os cadernos escolares e autores do campo educacional. Como resultados constatou-se que o ensino de Didática da Matemática, ministrado pela Profa. Beatriz, era caracterizado por diversas influências pedagógicas. Suas aulas equilibraram práticas tradicionais, construtivistas, contextualizadas e centradas no aluno, com ênfase no uso de materiais manipuláveis e na promoção de um aprendizado significativo.
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