Impactos e dificuldades no processo de aprendizagem da Matemática durante a pandemia da COVID-19 a partir da visão de uma universitária surda
Palavras-chave:
Práticas inclusivas, Aprendizagem da Matemática, Pandemia da COVID-19, Análise de Discurso Dialógica, SurdezResumo
Neste artigo, apresentamos um recorte de uma pesquisa que investigou os impactos e dificuldades enfrentados por uma universitária surda no aprendizado da Matemática durante o período da pandemia da COVID-19, na qual objetivamos identificar e analisar os impactos causados durantes este período de crise sanitária global e, colaborar para a elaboração de processos mais integrais e efetivos no ensino remoto, sustentando que estudantes surdos adquiram o suporte essencial para transpor as possíveis dificuldades educacionais exigidas por situações emergenciais. A Análise de Discurso Dialógica proposta por Bakhtin fundamentou esse estudo e, como metodologia de pesquisa utilizou-se o estudo de caso. Os resultados evidenciaram que há a necessidade de reconsiderar os processos pedagógicos e dedicar em práticas inclusivas para alunos surdos.
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