Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em encontros de formação compartilhada: o ensino de Estatística em destaque

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Estatística e Probabilidade, Formação de Professores, Educação Matemática, Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

Neste artigo, pretende-se trazer reflexões sobre a seguinte questão: Que concepções e ressignificações os professores apresentam em relação ao ensino e aprendizagem de Estatística nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Com o objetivo de investigar concepções, os elementos de memórias e os saberes relacionados ao ensino de Estatística, mobilizados e ressignificados em um contexto colaborativo com professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, buscamos, por meio de encontros compartilhados de formação com professores, trazer e compartilhar elementos que colaboram para uma formação continuada a respeito do Ensino de Estatística. A partir destes dados, conclui-se que a formação inicial não é suficiente para uma formação que possibilite segurança ao professor que atua nos Anos Iniciais.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 12 — Educação Estatística

Como Citar

Conti, K. C., & Rizzi, M. P. . (2024). Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em encontros de formação compartilhada: o ensino de Estatística em destaque. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-14. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/217