Amostragem nos anos finais do Ensino Fundamental

Autores

Palavras-chave:

Educação Estatística, Amostragem, Anos finais do Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar a aprendizagem de amostragem por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) a partir de um processo interventivo na perspectiva do Letramento Estatístico. Para tanto, foi realizado um estudo experimental com 350 participantes. As análises evidenciaram desempenho significativamente superior dos estudantes de ambos os anos que passaram pela intervenção, sendo que os estudantes do 6º ano no pós-teste apresentaram desempenho superior aos do 9º ano no pré-teste. Diante desse estudo foi possível construir uma proposta de gradação para o ensino aprendizagem de amostragem que poderá subsidiar professores, estudantes e autores de livros didáticos.

Referências

Ben-Zvi, D. Bakker, A. & Makkar, K. (2015). Learning to reason from samples. Educational Studies in Mathematics, 88 (3), 291-303.

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. (1998). Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília, DF.

Brasil. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a Base. Brasília, DF.

Gal, I. (2002). Adults' statistical literacy: Meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, 70(1), 1-25.

Gal, I. (2019). Understanding statistical literacy: About knowledge of contexts and models. IN: Actas del Tercer Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística (pp. 1-15). Granada, Espanha.

Gomes, T. M. & Guimarães, G. (2018). Compreensão dos estudantes do ensino fundamental sobre seleção de uma amostra representativa. Com a palavra, o professor, 3(6), 132-149.

Innabi, H. A. (2007). Factors Considered by Secondary Students When Judging the Validity of a Given Statistical Generalization. International Electronic Journal of Mathematics Education, 2(3), 168-186.

Larson, R. & Farber, B. (2016). Estatística Aplicada. (4. ed.) São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall.

Luna, L. C. (2023) Ensino e aprendizagem de amostragem nos anos finais do Ensino Fundamental. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica). Universidade Federal de Pernambuco. Recife, MG.

Luna, L. & Guimarães, G. (2022). Compreensão de amostra e amostragem por estudantes brasileiros dos anos finais do ensino fundamental. Revista de Educación Estadística, 1(1), 1-17.

Luna, L. C. & Guimarães, G. L. (2021). O que livros didáticos de Matemática propõem para a aprendizagem de amostragem? Bolema, Rio Claro, 35(70), 815-839.

Marques, T. & Guimarães, G. (2021). O ensino e aprendizagem de amostragem por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental baseado na Teoria da Atividade. EM TEIA - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, 12(1), 1-25.

Meletiou-Mavrotheris, M. & Paparistodemou, E. (2015). Developing students’ reasoning about samples and sampling in the context of informal inferences. Educational Studies in Mathematics, 88(3), 385-404.

Meletiou-Mavrotheris, M.; Kleanthous, I. & Paparistodemou, E. (2014) Developing pre-service teachers’ technological pedagogical content knowledge (TPACK) of sampling. In: Makar, K.; Sousa, B. & Gould, R. (Eds.). Proceedings of the Ninth International Conference on Teaching Statistics. Sustainability in Statistics Education. Flagstaff, Arizona, USA.

Pedrosa, N. B.; Reyes, K. A. R.; Batanero, C. & Serrano, M. M. G. (2019). Understanding Sampling: a summary of the research. Boletín de Estadística e Investigación Operativa, 35(1), 49-78.

Pfannkuch, M. (2008). Building sampling concepts for statistical inference: A case study. In: International Congress on Mathematical Education ICME-11. (pp. 1-8). Monterrey, México.

Shaughnessy, J.; Zechmeister, E. & Zechmeister, J. (2012). Metodologia de pesquisa em psicologia. (9. ed.). Porto Alegre, RS: AMGH.

Triola, M. F. (2008). Introdução à estatística: atualização da tecnologia. (10. ed.). Rio de Janeiro, RJ: LTC.

Vetten, A.; Schoonenboom, J.; Keijzer, R. & Oers, B. (2019). Pre-service teachers and informal statistical inference: exploring their reasoning during a growing samples activity. In: Burrill, G. & Ben-Zvi, D. (Ed.). Topics and trends in current statistics education research: International perspectives. (pp. 199-224). Springer.

Watson, J. & Kelly, B. A. (2005). Cognition and instruction: Reasoning about bias in sampling. Mathematics Education Research Journal, 17(1), 25–57.

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 12 — Educação Estatística

Como Citar

Luna, L. C. de . (2024). Amostragem nos anos finais do Ensino Fundamental. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/218