Modelagem Matemática nos Itinerários Formativos: denúncias e anúncios a partir do olhar de professores

Autores

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Paulo Freire, Educação Matemática

Resumo

Este texto tem por objetivo oportunizar diálogos em torno de denúncias e anúncios de professores atuantes no Novo Ensino Médio sobre as possibilidades da Modelagem no desenvolvimento dos itinerários formativos da área de exatas. Pautado na abordagem qualitativa, a partir de observações, desenvolvimento de atividades e entrevistas, denunciamos a ausência de formação e diálogo na implementação do Novo Ensino Médio, assim como o controle do trabalho docente. Também anunciamos a Modelagem como uma possibilidade para o trabalho com os itinerários formativos, com potencial para tornar as aulas significativas, interdisciplinares, envoltas por um contexto mais próximo do estudante e, acima de tudo, como capaz de contribuir para a formação de um cidadão ativo, crítico e atuante na sociedade. 

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 10 — Modelagem Matemática

Como Citar

Malheiros, A. P., & Forner, R. (2024). Modelagem Matemática nos Itinerários Formativos: denúncias e anúncios a partir do olhar de professores. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/227