Mensagens de Tarefas Matemáticas na Formação Inicial de Professores

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Palavras-chave:

Tarefas Matemáticas, Mensagem, Formação Inicial de Professores

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar e compreender mensagens percebidas por licenciandos no delineamento de tarefas matemáticas. Tarefas fundamentadas na teoria de Basil Bernstein são percebidas como instrumentos que selecionam, regulam e compõem sentidos que integram práticas formativas no ambiente de estágio, maneiras de ocorrência destas tarefas e espaços em que são utilizadas. Os dados foram produzidos em encontros com licenciandos na componente curricular de estágio supervisionado por meio de anotações em diário de bordo, gravações e entrevistas. Os resultados apontaram que materiais discutidos em ambientes formativos afetam escolhas de licenciandos em práticas pedagógicas futuras. Concluímos que formadores de professores podem conduzir práticas de sala de aula por meio de discussões sobre mensagens de tarefas com licenciandos no ambiente acadêmico.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 07 — Formação de Professores que Ensinam Matemática

Como Citar

Santa Inês Cunha, D., & Pereira de Oliveira, A. M. (2024). Mensagens de Tarefas Matemáticas na Formação Inicial de Professores. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-12. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/228