A linguagem probabilística empregada por estudantes do quinto ano do ensino fundamental: identificando fenômenos ou experimentos aleatórios
Palavras-chave:
Linguagem probabilística, Letramento Probabilístico, Fenômenos ou experimentos aleatórios, Ensino Fundamental, Análise Textual MultivariadaResumo
Neste estudo demonstra-se o processo de apresentação da linguagem utilizada para indicar o significado atribuído por alunos de 10 e 11 anos referente à identificação do conceito de fenômenos ou experimentos aleatórios. Realizou-se análises textuais multivariadas por meio do software IRaMuTeQ, empregando a Classificação Hierárquica Descendente - CHD e a Análise de Similitude para identificar e elucidar a variedade de expressões escritas, símbolos e representações utilizadas no processo gradual de aprendizado e aquisição dos conceitos básicos em probabilidade. Os resultados revelam a prevalência de palavras e expressões verbais da linguagem comum, especialmente relacionadas ao significado intuitivo de probabilidade, mas também se observa uma linguagem mais formal, essencial para a compreensão dos conceitos relacionados à probabilidade.
Referências
Bardin, L. (2015). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Bargagliotti, A.; Franklin, C.; Arnold, P.; Gold, R.; Johnson, S.; Perez, L. & Spangler, D. A. (2020). Pre-K–12 Guidelines for Assessment and Instruction in Statistics Education II (GAISE II): a framework for Statistics and Data Science Education. Alexandria, VA. American Statistical Association.
Batanero, C. (2013). Sentido Estadístico: componentes y desarrollo. In: J. M. Contreras, J. M., G. R. Cañadas, M. M. Gea & Arteaga, P. (Ed.). Actas de las 1 Jornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidad y Combinatoria (pp. 55-61). Granada: Universidad de Granada.
Batanero, C. (2015). Understanding randomness: challenges for research and teaching. In: Proceedings of 9th Congress of European Research in Mathematics Education – CERME (pp 34-49). Prague, Czech Republic.
Batanero, C. & Godino, J. (2002). Estocástica y su didáctica para maestros: Proyecto Edumat Maestros. Granada: Universidade de Granada.
Bauer, M. W. (2002). Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: M. W. Bauer & G. Gaskell (Ed.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução de P. A. Guareschi. (pp. 189-217). Petrópolis, RJ: Vozes.
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF.
Bryant, P. & Nunes, T. (2012). Children’s understanding of probability: a literature review. London: Nuffield Foundation.
Camargo, B. V. & Justo, A. M. (2013). Tutorial para uso do software de análise textual IraMuTeQ. http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-en-portugais
Camargo, B. V. (2005). ALCESTE: Um programa informático de análise quantitativa de dados textuais. In: A. S. P. Moreira, B. V. Camargo, J. C. Jesuíno & S. M. Nobrega (Eds.). Perspectivas teórico-metodológicas em representações sociais (pp. 511-539). João Pessoa, PB: UFPB.
Franklin, C.; Kader, G.; Carrol, J. M. J.; Peck, R.; Perry, M. & Scheaffer, R. (2007). Guidelines for Assessment and Instruction in Statistics (GAISE) Education: A Pre-K-12 Curriculum Framework. Alexandria, VA: American Statistical Association.
Gal, I. (2005). Towards probability literacy for all citizens: building blocks and instructional dilemmas. In: G. A. Jones (Ed.). Exploring probability in school (pp. 39-63). Springer.
Konold, C. (1991). Understanding students’ beliefs about probability. In E. Von Glasersfeld (Ed.). Radical constructivism in mathematics education. (pp. 139-156). Dordrecht: Kluwer.
Larson, R. & Farber, B. (2010). Estatística Aplicada. (4. ed.). São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall.
Leblanc, J-M. (2015). Proposition de protocole pour l'analyse des données textuelles: Pour une démarche expérimentale en lexicométrie. Nouvelles Perspectives en Sciences Sociales (NPSS), 11(1), 25-63.
Magalhães, M. N. & Lima, A. C. P. (2005). Noções de Probabilidade e Estatística. (6. ed.). São Paulo, SP: EDUSP.
Marchand, P. & Ratinaud, P. (2012). L'analyse de similitude appliqueé aux corpus textueles: les primaires socialistes pour l'election présidentielle française. In: Actes de 11 Journées internationales d’Analyse statistique des Données Textuelles, JADT (pp. 687-699). Liége, Belgique.
Marocci, L. M. & Nacarato, A. M. (2013). Um ambiente de aprendizagem baseado na resolução de problemas: a possibilidade de circulação de significados sobre a Probabilidade por meio da linguagem. Educação Matemática Pesquisa, 15(1), 101-123.
Morgado, A. C.; Pitombeira, J. C.; Carvalho, P. C. P. & Fernandez, P. (2004). Análise combinatória e probabilidade. Rio de Janeiro, RJ: SBM.
Mutombo, E. (2013). A bird’s-eye view on the EC environmental policy framing: ten years of Impact assessment at the commission. In: Proceedings of 1st International Conference on Public Policy - ICPP. Grenoble: França.
Nascimento-Schulze, C. M. & Camargo, B. V. (2000). Psicologia social, representações sociais e métodos. Temas de psicologia. 8(3), 287-299.
Oliveira, J. F. R. de. (2015). Tutorial (básico) de utilização do Iramuteq. Goiânia, GO: UFG. https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/771/o/Tutorial_-_Revis%C3%A3o.pdf
Oliveira Júnior, A. P.; Datori Barbosa, N.; Souza, N. G. S. & Cardoso, K. M. (2019). A apreensão do conceito de experimento aleatório: Resolução de Problemas e jogo pedagógico. Caminhos da Educação Matemática em Revista, 9(2), 238-257.
Oliveira Júnior, A. P. de & Kian, F. A. (2022). A linguagem probabilística de alunos do quinto ano do ensino fundamental: identificando fenômenos ou experimentos aleatórios. Conjecturas, 22(1), 1572-1586.
Oliveira Júnior, A. P. de; Kian, F. A. & Santos, L. R. S. (2023). Ambiguidade lexical em probabilidade: conhecimento de alunos do ensino fundamental sobre acaso, aleatório e incerteza. Areté, 9(17), 99-126.
Oliveira Júnior, A. P. de; Silva Santos, L. R. & Kian, F. A. (2023). Evaluating Lexical Ambiguities About Brazilian Students in The Fifth Year of Elementary School Towards Statistical Graphs and Tables. Paradigma, 44(3), 151-174.
Pinheiro, J. I. D.; Cunha, S. B. da; Carvajal, S. S. R. & Gomes, G. C. (2015). Estatística Básica: a arte de trabalhar com dados. (2 ed.). Rio de Janeiro, RJ: Elsevier.
Reinert, M. (1990). ALCESTE, une méthodologie d'analyse des données textuelles et une application: Aurélia de G. de Nerval. Bulletin de méthodologie sociologique, 26(1), 24-54.
Salviati, M. E. (2017). Manual do Aplicativo Iramuteq (Apostila de Curso). Planaltina, DF: Embrapa Cerrados. http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/manual-do-aplicativo-iramuteq-par-maria-elisabeth-salviati
Tavares, I. A. (2019). Iramuteq: um software para análises estatísticas qualitativas em corpus textuais. 2019. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística). Departamento de Estatística, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN.
Vásquez, C. O. (2014). Evaluación de los conocimientos didáctico-matemáticos para la enseñanza de la probabilidade de los profesores de educación primaria em activo. 2014. 56f. Tesis (Doctoral em Educación). Programa de Doctorado em Educación, Universitat de Girona, Espanha.
Vásquez, C. O. (2018). Surgimiento del lenguaje probabilístico en el aula de educación primaria. REnCiMa, 9(2), 374-389.
Vásquez, C. A. O. & Alsina, A. (2017). Lenguaje probabilístico: un camino para eldesarrollo de la alfabetización probabilística. Un estudio de caso en el aula de Educación Primaria. Bolema, 31(57), 454-478.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.